segunda-feira, 18 de julho de 2011

Qual o Argumento contra Maconha? – 26ª Edição [Baseado na Lei] Resposta ao Artigo de Ives Gandra!

 

por Cacá R. Müller

 

No último dia 04, foi veiculado um artigo (link) de autoria do grande mestre Ives Gandra Martins, sobre a Marcha da Maconha. Para quem não é estudante ou profissional da área jurídica, cabe uma pequena referência do que simboliza este homem: é um brilhante advogado tributarista (em termos simples, “mexe com imposto”), professor de várias das mais importantes universidades do país, além de ter vários livros lançados. Há certo aspecto de sua biografia que também deve ser levado em conta: o Prof. Ives Gandra Martins foi um dos primeiros brasileiros a ingressar na Opus Dei.

 

Após breve síntese biográfica sobre o mestre Ives Gandra Martins, devemos mover o debate em direção a seu artigo e suas ideias. O Professor, no que pese todo o respeito que nutro por ele, seu conhecimento e sua obra, não usa de qualquer critério científico para afirmar que a Maconha, por exemplo, causa mais danos que o cigarro de tabaco industrial. Outro ponto interessante é o silogismo que se faz entorno do debate de legalização e o incentivo do uso. Eu, particularmente, não acredito que a Cannabis deva ser utilizada por todos. E para isto são diversos os argumentos, desde a perspectiva econômica, sociológica, médica etc. Quando se marcha pela Maconha, não se deseja que todos usem, mas que cada um possa determinar sua sobriedade.

 

Na nossa atual sociedade ainda cabe o debate de que o álcool, a Cannabis, o cigarro de tabaco industrial e tantas outras substâncias, sejam nocivas ou não. O que não cabe mais é a ilusão de que o Estado pode determinar a sobriedade dos indivíduos que o compõe. Concordo com o Professor quando ele afirma que temos um “Poder Executivo ‘politicamente corrupto’ e um Poder Legislativo ‘politicamente incompetente’”. Contudo, nosso Poder Judiciário não é apenas “Politicamente Correto”, mas sim vanguardista, pois desentranhasse – paulatinamente – do ranço direitista (na acepção girondina da palavra) que compõe historicamente o corpo de bacharéis deste país. Ora, o Direito serve para a manutenção do status quo ante, normalmente. Mas neste momento podemos testemunhar a humanização do Judiciário, ao passo que tem sido o único Poder do Estado que se aproxima da população.

 

O parágrafo único do primeiro artigo da Constituição Federal de 1988 assevera que “todo o poder emana do povo”. Assim, não se pode aceitar um Estado que não aceite os traços de conduta e costumes de seu povo. É praxe do brasileiro: fumar Maconha. Insistem em afirmar que a vítima do “crime” de consumir drogas é a própria Sociedade. Sociedade que é autora e vítima de uma mesma conduta.

 

Professor, não é pela sua idade (olha o exemplo do FHC), nem pelo seu curriculum, tampouco pela sua religiosidade. É apenas uma questão de bom senso: assim como proselitismo deveria ser proibido, porque fere a liberdade individual de culto; proibir o consumo da Maconha deveria sê-lo, pois mitiga a liberdade individual da autodeterminação. Observe, reflita, pense, critique, evolua e mude o mundo.

18 comentários:

  1. Desde de quando os coroneis do petroleo ou lideres religiosos prescisam de dados cientificos??
    No que diz respeito a erva sagrada eles sempre estão acima do bem e do mal.

    ResponderExcluir
  2. Se partirmos do principio de que cada um deve regular sua sobriedade da forma que achar mais cabível... liberariamos todas as drogas ! Acho que não é por esse ponte de vista, e sim, comparando os males da maconha com o de drogas " lícitas " .

    ResponderExcluir
  3. EU QUERO LINKAR ISSO AI E MANDAR COMO COMENTARIO LA NO ARTIGO!!!!

    Só que quando eu linko, linka apenas o SITE!

    Ajuda aew equipe do Hempadão!

    ResponderExcluir
  4. Deixa pra lá, eu já consegui:

    Pra quem quiser, o link ta aqui:

    http://hempadao.blogspot.com/2011/07/qual-o-argumento-contra-maconha-26.html

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente de que legalizar a maconha não significa que todos devam usá-la. Assim como o cigarro nem todos fumam e o álcool nem todos bebam, a maconha nem todos fumam também.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente de que legalizar a maconha não significa que todos devam usá-la. Assim como o cigarro nem todos fumam e o álcool nem todos bebam, a maconha nem todos vão fumar também.

    ResponderExcluir
  7. Da para entender a forma de pensamento dele, é integrante da Opus Dei .. se grandes religiões como: Cristianismo, Hinduísmo, Islamismo, Budismo utilizassem o uso da Cannabis em seus cultos certamente seria um uso comum entre a sociedade, assim como é o vinho nas Igrejas Católicas.

    ResponderExcluir
  8. ... pau no cu do first, voce leu a o conteudo ? se não acrescenta em nada, não luta pela causa VAZA !

    ResponderExcluir
  9. "tentei postar esse comentario na materia mas foi exigido login e não encontrei onde fazia o login"
    Sera que eu li acima que cigarro é menos nocivo que maconha, que o uso de maconha é mais prejudicial a saúde que maconha?
    Concordo que definir os casos em que a liberdade de expressão e associação estariam condicionadas a laudos técnicos para permitir tais marchas? tanto que se o senhor fizer teste laboratorias comparando os maleficios do cigarro e da maconha tenho certeza de que o senhor vai ficar surpreso.
    Certamente o senhor foi infeliz e não pesquisou muito antes de escrever este texto.
    Caso o senhor seja um homem de bom senso e que reconhece os proprios erros procure se informar sobre os reais efeitos tanto do cigarro quanto o de outras drogas.
    Sem querer estender o assunto peço apenas para que o senhor corriga as informações incorretas do texto.
    Aceito que o senhor seja contra a marcha, a descriminalização, não questiono, apenas quero que faça isso baseado em verdades, em informações veridicas.
    O senhor que acha que deveria haver laudo foi um equivocado a apresentar um argumento sem procurar um laudo.
    Aguardo respota do senhor, favor encaminhar ao email: pedrenriq@gmail.com

    Grato.

    ResponderExcluir
  10. No segundo parágrafo do texto, quando se lê "entorno", na verdade deveria ter sido escrito "em torno".

    Parabéns pelos comentários! Tenho percebido, a cada semana, um amadurecimento vertiginoso no nossa roda.

    ResponderExcluir
  11. Eu tive que ler umas três vezes para entender quando o dito cujo falou que tabaco faz menos mal que cannabis.

    Não o conhecia, mas fico grato por acender a chama do debate.

    IceBong.

    ResponderExcluir
  12. mano esse velho é um filho da puta, por causa de uns cara desses que a minha mae fala merda por eu fuma maconha, por causa de um otario desses q a populaçao tem cada veis mais preconceito com nos maconheros! "Perdoen-os eles nao sabem oque fazem!"

    LEGALIZE JAH!
    _\|/_

    ResponderExcluir
  13. QUEEEEEE ISSO !!!! TEXTO PERFEITO, DIRETO, OBJETIVO, INCISIVO, INCRIVEL! PARABÉNS Hempadãoooooooo.com !

    LEGALIZE JAH!
    _\|/_

    ResponderExcluir
  14. Causa mais danos que o cigarro industrial?
    A pior droga é a bebida e o cigarro. Mata mais que qualquer guerra.

    ResponderExcluir