sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Uma História Diferente no Baque de Oposição à Negligência da Guarda! [bONG 138#]

Há quase três anos divulgando relatos de Negligência da Guarda o bONG recebeu uma história um pouco diferente. No relato abaixo nosso amigo leitor de Belo Horizonte conta sobre o dia que foi reprimido por fazer uso da erva proibida e ainda faz uma análise mas profunda desta guerra ideológica entre usuários e policiais:

 

"Vejo muitos usuários da cannabis se referindo aos policiais como "vermes". Entendo que a repressão e o abuso do poder exista, vivi e vivo há tempos, mas temos que nos lembrar que a culpa não é somente dos policiais. Isso é algo cultural, ensinado e passado de geração em geração nas forças policiais de todo o país. Isso envolve políticos, pessoas do alto escalão e um total descaso dos mesmos com as leis e a população em geral, não só conosco, os "maconheiros". Ainda que vejamos todos os dias muitos "vermes" que se comportam e vestem a carapuça, temos que abrir os olhos para não cairmos também no preconceito, da mesma forma como eles fazem conosco.

 

Outro dia, saindo da aula, estava andando pela avenida deserta às 22hrs e resolvi acender um baseado. Fumei metade do beck quando, saindo da estação do metro, vejo um par de pessoas fardadas. Eles estavam a uns dez metros de mim, soltei a fumaça porque vi que não conseguiria segurá-la por muito tempo, passei dois dedos na língua e apaguei a bomba. Abaixei a cabeça e passei por eles. Nada foi dito.

 

Alguns passos a mais e escutei "Ou... você mesmo! Vem cá, por favor". Já sabia a rotina a partir dali: levar safanão, empurrão, apanhar talvez. Quem sabe até ser preso por tráfico. Tudo é possível nessas horas. Fui até os policiais e disse: "Pois não", ao que ele me respondeu: "Tá aceso ainda?", eu: "O quê?", ele: "Tá aceso ainda isso aí?"... Respondi que não, dessa forma: "Não, não... Assim que eu te vi apaguei... Não tinha nenhuma intenção de te desrespeitar...".

 

Já estava preparado para o que poderia enfrentar, portanto, imaginem quão grande foi a minha surpresa ao conseguir terminar a frase sem apanhar e ao ouvir da boca de um Tira o "bom mesmo", e do outro: "Tudo bem, fica calmo, dá para ver que você não é nenhum criminoso, mas não fica usando droga, jovem. Isso acaba com a sua vida. Que isso não se repita." E isso foi tudo.

 

Já fui parado algumas várias vezes por policiais, tratado como um animal e um criminoso, nunca esperaria por isso nem com todo o poder de argumentação do mundo.

 

Não quero exaltar a polícia militar, nem defender o abuso de poder, mas acho que bem como os policiais e políticos tem que entender que por trás de um baseado há um ser humano e não um animal. Nós precisamos entender que por trás de uma farda está outro ser humano, diferente de nós, criado em condições diferentes, tentando ganhar a vida.

 

A maioria deles abusa de poder sim, mas não vamos odiar os policiais, ódio não leva ninguém a nada. Se queremos mudanças, temos que ser os exemplos que vão quebrar o tabu e iluminar toda essa ignorância. Vamos lutar com as armas que temos contra um sistema corrupto e preguiçoso. Combater o comportamento de quem abusa do poder e usa de violência, nos rebelar de maneira saudável e inteligente, mas ainda assim firme e constante, contra o preconceito e a ignorância. Quando uma coronhada te acerta, quem segura a arma não é só o PM, é uma ideologia. Uma ideologia do preconceito, da violência e do medo.

 

Muitos podem não entender meu ponto de vista. Acho que não expliquei direito e me falta o poder de oração. Em poucas palavras eu queria dizer: Ódio e preconceito não! De nenhum dos lados!"

 

Se você também já sofreu na mão da Guarda Negligente envie seu relato para redacao@hempacao.com

34 comentários:

  1. O problema man é que eles são os bonecos do estado =/

    ResponderExcluir
  2. Muitoo bom o texto é essa a visão, é essa a ideia a seguir,Ódio e preconceito não! boas energiaas sempree 4:20

    ResponderExcluir
  3. Voce esta certissimo! Nem todo mundo eh mau. Tem policial gente boa por ai tambem...

    ResponderExcluir
  4. LOVE AND HATE CAN'T NEVER BE FRIENDS!

    DENNIS BROWN

    ResponderExcluir
  5. exatamente isso, ódio e preconceito não!!!!

    ResponderExcluir
  6. Penso como ti amigo. Eles só fazem o trabalho deles, mesmo exaltando as vezes, eles agem do modo q foram criado.

    ResponderExcluir
  7. Acho que a partir da época em que a polícia começou a ser integrada por gente ''inteligente'' digo isso pela questão dos concursos públicos e tal, pois antigamente os governantes procuravam policias para formar seus batalhões nas ruas...- EI QUER SER PULIÇA?
    ENTÂO VAMO !! e procurava-se por homens grosseiros e brutos mesmo...e agora com essa ''velha guarda'' da polícia sendo evaida e entrando galera jovem, estudada, inteligente, que ja tem mais noção do que é a cultura cannabica e por vezes esta até envolvida, tudo tende a melhorar !! PAZZ E AMOR A TODOS !

    ResponderExcluir
  8. Ódio e preconceito, NUNCA!

    Dhauron

    ResponderExcluir
  9. quando 'e um atraque at'e tudo bem, agora quando a policia pega pra bater em manifestante, ai eles sao muito filha da puta.

    ResponderExcluir
  10. Você disse tudo! Fiz um post hoje sobre a ignorância e a falta de conhecimento!
    Soy Tu Hermano: Até quando viverá de mitos? http://soytuhermano.blogspot.com/2011/10/ate-quando-vivera-de-mitos.html?spref=tw

    ResponderExcluir
  11. Verme, é verme!!! Só entra nessa corporação imunda quem está, realmente, mal intencionado, querendo por em prática seu sentimento de ódio e sua ignorância!

    Não vamos baixar a guarda! É isso que eles querem, respeito, para desrrespeitar os próximos com a razão da maioria da populaçao!

    ResponderExcluir
  12. Vermes! Base da pirâmide da corrupção estatal. Sempre serão vermes. Até que a maioria deles passem a nos respeitar. No quartel MILITAR é assim, todos pagam pelos erros de poucos.

    ResponderExcluir
  13. Aposto que esse: -Bom mesmo, foi dito com total exaltação do ego... os vermes devem pagar pelo erros dos muitos que estao na mesma corporação.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com você brother! “Por traz daquela farda tem um homem querendo vencer na vida também”. Pena que eles foram criados na ignorância!
    Vlw... Fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  15. ódio sempre vai trazer ódio, concordo com o texto Acima mas queria muito que esses policiais lesem isso

    ResponderExcluir
  16. Talvez alguns (muito poucos) sejam honestos e decentes, mas ao entrarem na corporacao, são cooptados pelo o sistema e já era.
    Eu acho foda ficar fazendo festa e elogiando quando um ou outro PM trata o cidadao com respeito. É PRA ISSO QUE ELES SAO PAGOS. É O TRABALHO DELES. DEVERIA SER A REGRA E NAO A EXCESSÃO.
    Ninguem é contratado pra dar tapa da cara de ninguem. Manter a ordem nao significa torturar pessoas que nao podem se defener somente pra satisfazer o próprio ego.
    Minha opinião sobre policia é a mesma no Mano Brow.

    ResponderExcluir
  17. Corrigindo: Mano Brown (Racionais MCs)

    ResponderExcluir
  18. Seríamos demagogos se a gente pregasse uma coisa e fizesse exatamente o inverso... tipo... se corremos atrás da legalização não só da cannabis mas também de outras drogas para justamente amenizar a violencia que se tem em torno dessas substancias... seria muita burrice incitar o ódio contra quem quer que seja, o que buscamos é evolução consciente e não o inicio de uma guerra pelo fim de outra... temos que debater, debater e debater... e nunca nos bater... o que visamos acima de tudo é o bem comum e não o mal que já se encontra instalado...

    Abraço !

    Luiz Ruderallis

    ResponderExcluir
  19. "São soldados do rei prontos pra jogar o povo no chão,
    Planet Hemp test-drive de freio de camburão.
    Quando me rendem não sei mais quem é polícia e quem é ladrão,
    Planet Hemp test-drive de freio de camburão."

    http://www.youtube.com/watch?v=qnt2HIkI2-g&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=A5FxvooVqMM&feature=related

    "Deus nos proteja da polícia Babilônia"

    ResponderExcluir
  20. Se nossa ideologia é Paz, Igualdade, Liberdade, não podemos ter um comportamento que desabone nossos ideais.

    ResponderExcluir
  21. já me aconteceu isso.. O tira pediu para irmos fumar para outro lado..

    ResponderExcluir
  22. ajuda na divulgação, ráp de fundo de quintal.
    http://www.youtube.com/user/torudisgorge

    ResponderExcluir
  23. eu sempre disse isso, nao é nem a maioria dos policiais q sao corruptos, basta vc saber dialogar, respeitar e o policial só te manda embora, um corrupto safado sem carater vc corre risco de assinar um 12

    ResponderExcluir
  24. Parabéns! Texto muito bom! Para mudar a sociedade precisamos de muita luta, muita convicção e dedicação.

    Mas também precisamos semear a EMPATIA, a COMPREENSÃO e o AMOR.

    ResponderExcluir
  25. Nossa tirei o chapéu, muito bom e muito bem escrito!
    gostei dessa parte:
    "Quando uma coronhada te acerta, quem segura a arma não é só o PM, é uma ideologia. Uma ideologia do preconceito, da violência e do medo."

    ResponderExcluir
  26. "por trás de um baseado há um ser humano e não um animal."
    Do mesmo modo por trás de uma farda existe uma pessoa, sabemos que a maioria dos policiais são corruptos e negligentes, porém não podemos julgar todos os policiais como apenas cães que obedecem ordens superiores.
    Acho que todos nós que lutamos pela legalização devemos ter a mente aberta e mesmo que isso seja difícil, temos que entender e não ter preconceito com nenhum tipo de pessoa, mesmo se essa pessoa prefere ser um fantoche.

    ResponderExcluir
  27. FUCK THE POLICE ,policia no Brasil parece que só ta aqui pra reprimir,esses dias levei um bote que o policial ficou uns 15 minutos enchendo o saco,dando lição de moral.Eu sei que depois da farda existe uma pessoa ali,mas como posso gostar desses vermes sendo que eles acham que tem a razão,e vai abrir a boca pra refutar alguma coisa q ele fala pra ver!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns velho, ótimo texto, ótima forma de pensar concordo plenamente.Só discordo de quando disse que lhe falta oratória, velho, não haveria jeito melhor de te expressares.
    Se fosse alguns minutos depois o flagrante JAH estaria na mente.Por pouco.

    Abraço

    ResponderExcluir
  29. na moral isso é como acertar na loteria!!!!

    ResponderExcluir
  30. na moral isso é como acertar na loteria!!!!

    X2

    ResponderExcluir
  31. aêw, finalmente alguem pra dizer a verdade ! Se atras de um baseado está um ser humano, atras de uma farda tambem, creio que temos que acabar com o preconceito que vem dos dois lados ! fumo a anos, e sou de familia militar, eles sabe, não aprovam, mais respeitam, do mesmo modo que respeito eles, é assim que deve ser .

    ResponderExcluir
  32. Pra mim tem que rolar o respeito, cada um no seu corre. RESPEITO É PRA QUEM TEM, PRA QUEM TEM!

    ResponderExcluir
  33. AH POR FAVOR NÉ, ELES SÀO TÃO BONZINHOS, QUE BELOS POLICIAIS.Explicar que toda a repressão a usuarios de drogas é cultural e etc, fica muito fácil.A policia brasileira como em muitos lugares é brutal e desrespeitosa a direitos civis.Não é só com usuários de drogas que eles são assim.

    ResponderExcluir