quinta-feira, 8 de março de 2012

Mentalidade, Localização e Preparação de uma Viagem! [Portas da Percepção 158#]

por Fernando Beserra

 

Dando continuidade a tradução do Neurotrip Guide de Krystle Cole, vamos ao capítulo 2: mentalidade, localização e preparação de uma viagem.


Uma vez que se tenha decidido que enteógeno é o mais apropriado para a experiência desejada, é o momento de pensar quando e onde se fará melhor a viagem. Ter um estado de ânimo adequado assim como um bom lugar para fazê-lo é crucial ao preparar uma viagem.


Mentalidade:
Refere-se ao estado mental, ao ânimo e à bagagem psicológica com a qual se depara na viagem. Dita mentalidade é única e particular de cada pessoa e está em constante mudança dependendo do que está ocorrendo em nossas vidas.


Saúde física e psicológica. É importante compreender e ter presente as próprias condições de saúde, tanto físicas como as psicológicas, e conhecer as limitações de cada um. Se houve más reações a uma droga ou tipo de drogas determinado no passado, deve-se levar isso em conta. Igualmente, as pessoas com um histórico de enfermidades mentais tem maior risco de experimentar viagens difíceis.


Evitar viajar em momentos de crise. É boa ideia evitar viajar em momentos de excessivo estresse vital, tais como, por exemplo, após rompimento com uma parceira ou se foi demitido do trabalho. Se você viaja com ansiedade, tensões, esgotamento ou sentimentos de cansaço e ressentimento é muito provável que estes sentimentos estejam presentes durante toda a duração da viagem.


Atitude positiva e relaxada. Se você enfrenta a viagem com atitude positiva e relaxada o mais provável é que esta atitude continue e acompanhe toda a duração da viagem, exatamente como o faria uma atitude negativa. Por isso, quando se toma a decisão de introduzir em uma destas viagens, o melhor é estar em um marco ou estado mental de verdadeira calma e felicidade. Pode-se inclusive tentar induzir um estado de euforia antes da viagem. Há muitas coisas que se pode fazer para gerar esta euforia; de modo que simples sugestões como, por exemplo, fazendo algo que nos faça particularmente felizes ou tomando antes um entactógeno (ampliado no capítulo 4).


Intenção da viagem. Já abordamos o tema das intenções desde o ponto de vista do tipo de substância (entactógenos ou enteógenos) mais adequado para cada fim. Sem dúvida, estas intenções ou fins podem levar a um nível mais além quando se prepara uma viagem com enteógenos. Podemos pensar um pouco acerca do que gostaríamos de obter ou experimentar durante a travessia. Às vezes ajuda pensar nos objetivos de antemão para termos mais claros em nossa mente. Ter claro o que se quer aprender da experiência pode ajudar a concentrar nossa atenção e estado de alerta. Tudo isso pode ajudar a aventurar na direção a onde queremos ir.


Isto tampouco significa que se centrar ou ter as intenções claras funcionam sempre. As viagens com enteógenos são muito parecidos com a vida, às vezes obtemos o que queremos ou sonhamos e outras vezes não. O importante é dar conta de que nunca podemos conseguir nada ou chegar a nenhum local ao menos que criamos em nós mesmos e que demos o melhor para atingi-lo.


4 Mentalidade, estado mental ou anímico e localização são a tradução sugerida do famoso “set and setting” inglês.

 

Centrar-se espiritualmente. Também é boa ideia centrar-se espiritualmente. Se possui alguma fé ou crença espiritual, pode ser de ajuda dedicar um momento a orar, pedir orientação e que tudo corra tranquilamente, purificar as motivações e se lembrar por que está tomando um enteógeno.


Muita gente o atinge com meditação. A meditação foi utilizada durante milhares de anos permitindo alcançar os mesmos domínios transcendentais de consciência que se experimentam com o uso de enteógenos. A única verdadeira diferença é a prática que é necessária para alcançar tais estados.


A melhor forma de ilustrar esta ideia é fazer uma analogia: entendemos a consciência como um edifício de dez andares, no qual cada andar representa um estado particular de desenvolvimento. Digamos que a maioria de nós, no nosso estado de consciência habitual, se mantém em algum lugar entre a quarta e a sexta planta. Muitos não se dão conta de que existem andarem acima; tem a sensação de haver chegado até mais alto que puderem sem se darem conta de que somente fizeram a metade do caminho. Tanto a meditação como o uso de enteógenos podem ajudar a experimentar andares mais elevados. A diferença é que a meditação seria como ir pelas escadas enquanto que os enteógenos seriam como andar no elevador.


foto3Depois de observar esta analogia, é fácil entender como a meditação pode nos levar pelo mesmo caminho de expansão de consciência que os enteógenos. Assim, meditando antes de uma viagem pode preparar a consciência para que se encaminhe na direção correta, incluindo antes de ingerir o enteógeno. Pode-se começar concentrando os níveis de alerta e energia na viagem que se quer ter.


Localização:

Por localização entenderíamos todos os elementos que criam o ambiente escolhido para a viagem. Isto inclui:


O lugar físico e as pessoas com as que se decide fazer a viagem.


O lugar físico. É importante fazer a viagem em um local no qual fique cômodo e seguro. É uma boa ideia preparar almofadas e cobertores de maneira que tenha algo para se agarrar e no qual possa se encolher. Talvez também possa diminuir as luzes levando em conta que a maioria dos enteógenos geram uma maior sensibilidade para a luz.


A roupa. Pode-se fazer a viagem com qualquer tipo de roupa ou sem roupa. A única coisa a levar em conta é a comodidade. Para mim, gosto de usar roupa solta; algo como o que uso quando pratico meditação ou yoga. Também prefiro evitar roupa com sistemas complicados de abotoadura, botões porque às vezes podem resultar difíceis de manejar durante uma viagem particularmente intensa.


A temperatura do corpo pode se alterar drasticamente durante a experiência. Pode-se ter calafrios e um instante depois estar asfixiado. Por isso é uma boa ideia ter várias camadas de roupas. Outra opção é vestir algo rapidamente e ter cobertores a mão com as que possa se tampar se necessário.


As pessoas. Viajar em grupo é maravilhoso e uma parte importante dentro da experiência enteógena. Pode ser de ajuda para os principiantes pelo apoio e a ajuda que podem prestar outros membros do grupo mais experientes e pode ser útil para viajantes com mais experiência pelos vínculos e níveis de compartilhamento que ocorrem dentro de um grupo. Pode ser uma das melhores ferramentas de aprendizagem, ainda que, caso não se prepare de maneira adequada, pode se converter em um dos muitos catalisadores de experiências complicadas.


É boa ideia dedicar um tempo para pensar com que pessoas se vai fazer a viagem. Escolher as pessoas adequadas ajudará a tirar o melhor da viagem compartilhada e evitará ter más viagens ou experiências comprometidas ou desagradáveis. Discernir e detalhar sobre com quem viajar não é responsabilidade única de uma só pessoa, senão de todos aqueles que vão participar na experiência.


Com que pessoas é mais adequado para viajar. Não estamos todos conectados em alguma mesma Origem Profunda Interior? Sendo assim, não seria viajar com qualquer pessoa uma maneira de experimentar nosso próprio reflexo? Isso é certo até certo ponto, mas, ao mesmo tempo, como tantas outras coisas, algo paradoxal. Todos compartilhamos uma Existência Universal em nosso profundo interior ou superficial, mas é algo a intelectualizar. Também todos nós temos existências particulares e diferentes. Estas diferenças de personalidade, metas, nível educativo, crenças espirituais, histórico familiar, cultura e outras tantas outras coisas mais, impossíveis de se contemplar aqui, contribuem a caracterizar singularmente cada uma das almas ainda que elas compartilhem a mesma origem. Esta é a razão pela qual tanto como família humana como individualmente estamos em constante evolução e mudança em novas, originais e diversas formas.


Por isso é importante viajar com gente de confiança e com a que alguém se sente a vontade. Estar preocupado do que outros possam pensar de você é o que menos se quer e necessita durante uma experiência com enteógenos. Preocupar-se do que o grupo está pensando de alguém pode causar nervosismo e empurrar a uma viagem difícil. Por isso é importante viajar com pessoas que possam lhe ajudar a sentir confortável e querido.


Sempre tive as melhores experiências com pessoas que me conheciam muito bem e considerava parte de minha família antes da viagem. É assim porque é mais fácil chorar ou vomitar diante de alguém que te quer bem. É também mais fácil se abrir e mostrar sua verdadeira essência a alguém em quem confia. Pode-se baixar a guarda e simplesmente se abrir, sem preocupações sobre o que possam pensar de você.

6 comentários:

  1. Ótimas dicas. Realmente ótimas.
    By the way, ótimo trabalho com a tradução

    ResponderExcluir
  2. qual o link do 1º capitulo?

    ResponderExcluir
  3. eu também queria o link do 1º capítulo..

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Parabéns por estar disponibilizando e traduzindo esse livro pra galera!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Galera,

    Os links são fáceis de achar. Vou ver se coloco depois aqui, mas é só ir ali na coluna de cima do blog onde tem os dias da semana. Em "Quinta-feira" vocês vão achar o Portas da Percepção. Só clicar lá que tem todos os posts do Portas, e vocês logo acharão as outras partes da tradução.

    Forte abraço,
    Fernando Beserra

    ResponderExcluir
  6. Vomitar? Putz, acabou minha vontade por completo de tomar um enteógeno. Algo que eu gosto da Cannabis é não passar mal.

    ResponderExcluir