quinta-feira, 12 de abril de 2012

Última Parte da Tradução do Capítulo 3 do Neurosoup Trip Guide! [Portas #163]

Galera, hoje vamos para a última parte da tradução do capítulo 3 (Cuidadores de Viagens) do livro: “Neurosoup trip guide” de Krystle Cole. A notícia boa é que a Krystle já topou e em breve faremos uma entrevista com ela. A nossa jovem autora, que já morou num silo de mísseis nucleares, maior laboratório mundial de produção de LSD e MDMA, onde teve inúmeras viagens psiquedélicas, dará na integra uma palinha de sua história para o Hempadão, além de claro, falarmos sobre enteogenia e redução de danos.

 

 

Para conhecer um pouco mais a história da jovem vale a pena ler a reportagem de Hamilton Morris: AQUI. Já para conhecer um pouco sobre o que pensa hoje Krystle Cole em suas sacadas de redução de danos e contato com as experiências espirituais com enteógenos, vale a pena ler desde o início nossa tradução do Guia de Viagens: “Neurosoup Trip Guide”.

 

 

Intervenção Farmacológica. Sugerir que tomem uma medicação para derrubá-los é a última medida antes de levá-los ao hospital. Essa é uma situação complicada, porque ao menos que você seja médico, você não pode legalmente dar uma prescrição medicamentosa. E, por causa disso, eu não recomendo para nenhum de vocês dar a alguém uma prescrição médica. Entretanto, eu posso explicar o que funcionou comigo e você pode usar essa informação para qualquer propósito que você achar adequado.

 

Algumas vezes eu tomei um benzodiazepínico, como valium ou xanax, para me “derrubar” de uma realmente muito forte má viagem. Cada vez eu tentei tudo o mais no que pude pensar para acalmar-me; mas nada funcionou. Assim, uma vez exauridas todas opções, gostaria de tomar um valium. Eu normalmente iniciaria a relaxar entre meia e uma hora depois de tomá-lo. Alguns dos efeitos do enteógeno foram reduzidos, mas naquele momento eu estava feliz a sair da situação e começar a ficar sóbria.

 

Quando existe uma Situação de Emergência?

 

Mais cedo nos discutimos a importância de conhecer a história de saúde das pessoas no grupo. Conhecer essa história de saúde o permitirá tomar melhores decisões sobre quando se trata de uma situação de emergência ou não. Por exemplo, se uma pessoa que tem uma história de pressão arterial alta e ataques cardiácos, começa a se queixar de falta de ar e dores no peito é óbvio que ele precisa ir para o hospital imediatamente. Entretanto, se a pessoa que tem uma história de desordem ansiosa começa a queixar-se disso, pode ser uma decisão melhor dá-la um pouco mais de tempo para trabalhar através disso.

 

Em muitas situações, decidir quando uma pessoa está tendo uma emergência de saúde será um julgamento que repousará sobre seus ombros. Se você tomar uma decisão errada uma pessoa pode morrer ou poderá ir ao hospital por uma coisa que ele poderia ter trabalhado por si mesmo. Por conta disso, é sua responsabilidade (do cuidador de viagens) educar a si mesmo os sintomas de diferentes situações de emergência de saúde. São muitos os casos para discutirmos todos aqui. Embora existam, há muitos recursos online prontamente disponíveis que você pode consultar se precisar. Por agora, nos apenas discutiremos a síndrome serotoninérgica.

 

Síndrome Serotoninérgica

 

A síndrome serotoninérgica é uma reação de drogas com risco de vida que resulta no excesso de serotonina no corpo, um produto químico de células nervosas. De acordo com o NIMH (2008): “Para ser diagnosticado com síndrome serotoninérgica, você deve ter tomado uma droga que modifique os níveis de serotonina no corpo (droga serotoninérgica [muitos enteógenos caem nesta categoria]) e ter ao menos três dos seguintes sinais ou sintomas:

 

· Agitação

· Falta de coordenação dos movimentos (Ataxia)

· Sudorese pesada não decorrente de atividades (diaforese)

· Diarréia

· Reflexões hiperativos (Hiperreflexia)

· Febre

· Alteração dos estados mentais como confusão e hipomania

· Espasmos musculares (mioclonia)

· Tremedeira

· Tremor

Tratamento pode incluir:

· Retirada dos medicamentos que causaram a síndrome

· Fluidos por IV (Fluids by IV)

· Cipro-heptadina (Periactin), uma droga que bloqueia a produção de serotonina.

· Benzodiazepinas (relaxantes musculares) como Valium ou Ativan, será usado para diminuir agitação, movimentos “tipo crise” (seizure-like), e rigidez muscular.

 

Pacientes podem piorar lentamente e tornarem-se severamente doentes se não tratados rapidamente. A síndrome serotoninérgica não tratada pode ser fatal. Entretanto, com tratamento, os sintomas podem normalmente ir embora em menos de 24 horas.

Saiba as Leis no seu Estado

 

Quando você tem a decisão de levar alguém ao hospital é importante saber quais leis existem no seu Estado. As leis em cada Estado são diferentes no que diz respeito a consideração de seu corpo como recipiente”[1]. Se eles vêem seu corpo como container e você vai ao hospital com substâncias ilícitas no seu sangue, eles podem processá-lo por posse. Se eles não verem seu corpo como recipiente, então você pode ir ao hospital sem consequências jurídicas de qualquer natureza.


[1] - Trata-se do caso das leis estadunidenses.

6 comentários:

  1. que tenso :O

    to ansioso pela entrevista \o/

    ResponderExcluir
  2. seria mt interessante se vcs perguntassem a ela sobre a experiência telepática

    ResponderExcluir
  3. ela é uma prova de que a policia do dea é a mesma que reprime e a mesma que destribui, o local onde ela fazia o consumo vivia entrando e saindo policiais do dea

    ResponderExcluir
  4. O mesmo que acontece no Brasil né? rs

    ResponderExcluir
  5. Ba, sou muito afim de experimentar essas coisas, mas o cara lê essas possibilidades de se foder, e se foder legal, do tipo, morrer, mano! Foda...

    ResponderExcluir
  6. Por isso a necessidade de estudar antes as substâncias e de sempre iniciantes terem alguem com conhecimento e experiência junto.

    Com alguns cuidados a experiencia passa a ser muito pouco perigosa. Principalmente o risco físico é bem mais fácil de ser controlado e com um cuidado mínimo, nesse sentido, a pessoa pode ficar absolutamente tranquila. Agora claro que os enteógenos tem que ser considerados individualmente e não enquanto categoria. Se vai usar LSD, deve-se estudar não o risco abstrato de "Enteógenos", mas a interação com o próprio LSD.

    ResponderExcluir