quinta-feira, 21 de junho de 2012

Para Entender a Proposta de Legalização da Maconha no Uruguai! [Hemportagem #173]

A notícia foi destaque em todos os grandes jornais do Brasil: O governo do Uruguai apresentou uma proposta de regulamentação da maconha como forma de combater a violência e afastar os jovens da pasta base de cocaína. Não há dúvidas que estamos diante de uma conquista histórica, mas é preciso analisar com atenção as entrelinhas do projeto.

 

De acordo com a proposta desenvolvida pelo presidente Jose Mujica, ministros e um grupo de técnicos, cada usuário devidamente cadastrado em um banco de dados do governo terá acesso a uma quantidade de 40 cigarros de maconha por mês. O preço e o controle de qualidade da erva serão feitos pelo Estado, que também aplicará um imposto destinado ao programa de atendimento aos usuários de drogas.

 

"Não estamos propondo uma legalização que permita que qualquer um possa ir ao armazém, comprar quantidades de maconha e fazer o que quiser. O Estado vai ter controle da qualidade, da quantidade, do preço, e as pessoas estarão registradas. Os cigarros terão controle digital, sendo possível rastrear sua origem por meio da assinatura química da amostra. É importante frisar que se você comprar 20 cigarros, terá que consumi-los e não poderá vendê-los", disse o presidente Mujica em entrevista ao jornal O Globo.

 

Em maio, o mesmo presidente Mujica disse ser contra a regulamentação do cultivo caseiro, mas admitiu que não pode impedir a prática. “Não sou a favor, mas não tenho autoridade moral para impedir que se cultive, já que fumei tabaco por toda a minha vida. Vou passar uma imagem de velho conservador? Mas, como tudo na vida, é preciso haver limites”. Mas vale destacar que esta proposta de legalização não regulamenta o cultivo caseiro para uso pessoal.

 

"Nós discordamos do cultivo próprio, pelo menos até que o consumo seja legalizado de maneira generalizada a nível internacional", afirmou o ministro da defesa Eleuterio Huidobro.

 

Não podemos negar que a delimitação de apenas 40 baseados por mês é frustrante para muitos usuários. Mas não podemos esquecer que esta é uma iniciativa pioneira de desmonte do proibicionismo. É natural que a legalização plena que muitos sonham não seja conquistada com uma única tacada. Como qualquer projeto de lei, este certamente passará por ajustes até a redação final.

 

É natural que os demais chefes de estado critiquem a iniciativa Uruguaia. Mas como bem disse o presidente Mujica "alguém tem que ser o primeiro!"

 

Nos resta lutar para que o Brasil não seja o último!

32 comentários:

  1. vai que é 40 baseados de 20 cm..

    ResponderExcluir
  2. 40 Baseados para usuários recreativos está bom mas quem usa por problemas de saúde deveria ter acesso a mais erva e não em forma de cigarros pois o chá ou usar na culinária é mais indicado, a maconha é mais uma erva medicinal que outra coisa.

    ResponderExcluir
  3. porra, não consigo compartilhar o link, o servidor deve ta chapado...

    ResponderExcluir
  4. 40 por semana estaria bom.

    ResponderExcluir
  5. 40 por semana e eu teria abstinência!
    40 por dia já parece mais interessante, mas e quando eu quiser fumar um de 1kg pra comemorar um a plantação gigante? ainda assim eles tão muuuito na nossa frente!!

    LEGALIZA O QUE DEUS CRIOU!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Na boa cada pessoa ridicula que pota aqui.
    No meu ponto de vista 40 cigarros por mes ta bom d+ é muito anos luz na frente do Brasil.
    Só quero trabalhar duro o dia todo e chega no fim de tarde em casa e fuma meu baseado na boa e ja ta otimo

    ResponderExcluir
  7. já é um progresso, porem se eles podem plantar o povo tbm tem q poder senão estão monopolizando uma planta medicinal que não é deles, é da natureza assim como o ser humano.(q por sinal o governo se acha dono do ser humano tbm)

    ResponderExcluir
  8. "40 por semana e eu teria abstinência!
    40 por dia já parece mais interessante, mas e quando eu quiser fumar um"

    Ô maconhêro! Abstinência ia bater feio e? Hahahahaha só rindo...

    40 por dia mais interessante?? 40 por dia é coisa pra caralho doidão, sem chance!

    "Na boa cada pessoa ridicula que pota aqui.
    No meu ponto de vista 40 cigarros por mes ta bom d+ é muito anos luz na frente do Brasil.
    Só quero trabalhar duro o dia todo e chega no fim de tarde em casa e fuma meu baseado na boa e ja ta otimo"

    Cada um é cada um amigo. Quem quer relaxar como você poderia ter até menos que 40 por mês, agora pra quem precisa se tratar e usar como remédio é diferente, tem gente que fuma 5, tem gente que fuma 10 (por dia)... vai depender! Sem hipocrisia por favor.

    "vai que é 40 baseados de 20 cm.."

    HAHAHAHAHAHAHAHA VAI QUE É... IMAGINA!?

    ResponderExcluir
  9. Melhor é o sorriso do uruguaio. Imagina... melhor notícia da vida dele, hahahaha

    ResponderExcluir
  10. Poxa, eu sei que pito pouquíssimo, mas vou dizer... 40 baseados dá com folga pra mim por uns dois meses! Achei massa a notícia, tão pertinho, vai que essa consciência se espalha por osmose pra cá, né? Achei bem coerente, até mesmo essa decisão de não legalizar o cultivo próprio agora. Mesmo na roda dos maconheiros tem alma sebosa que iria querer fazer festa e inventar de cultivar pra traficar pra outros países, já que é tão fronteiriço. Vamos com calma, afinal, é um progresso enorme e mesmo que tardio, é preciso ter cautela, creio eu.
    Faz tempo que eu não vinha aqui no site, poxa, saudades de ficar por dentro desse universo que me acolheu com tanto carinho... salve Santa Maria! :) Gratidão aí por manter essa laricona de informação, porque sem sabedoria ninguém sai do canto.

    ResponderExcluir
  11. "Nos resta lutar para que o Brasil não seja o último!" HIUAHUAIHAIHA, tomara né? Pq pelo historico? olha, é triste =(
    Mas a luta continua companheiros!!! LEGALIZA JÁÁÁÁ!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. "vai que é 40 baseados de 20 cm..." Vai que cola haha,eu não precisava de mais. Aê gente, vamos morar no Uruguai agora, ou na Holanda talvez.
    #LEGALIZA BRASIL

    ResponderExcluir
  13. Pow... 40 baseados por mês na minha opinião é coisa pra caralho! Penso que é uma evolução HISTÓRICA se isso de fato acontecer.
    Somente não concordo com não liberar o plantio caseiro, que na minha opinião teria que vim em conjunto, justamente pela liberdade de cada um e de maconha ser uma planta de fácil cultivo. Vale lembrar que em outros lugares há um limite de plantas a ser plantada pelo usuário sem que seja considerado traficante. Gostaria muito mais plantar minha erva e me auto-sustentar, plantando variedades diferentes e me tornar independente, do que ter que comprar sempre do governo. Plantar em casa tmb permite que pessoas com problemas de saúde, plante exatamente o tipo de maconha mais adequado ao seu problema. Acho tmb que uma pessoa poderia comprar a quantidade de erva equivalente a 40 baseados sem estar em forma de cigarros, dando liberdade de usa-la como bem entender.

    Apesar de tudo isso invejo para o bem os nossos vizinhos por achar que isso não é só o primeiro passo, como tmb tem que ter muita coragem pra dar a cara a tapa e ser primeiro a regulamentar. Tomara que isso influencie a gente!

    legalizeDILMAvez!

    ResponderExcluir
  14. então se tá bom pra você ta bom pra todo mundo? não é esse o mesmo pensamento do proibicionista? quem é você pra dizer que 40 por dia pra mim é muito? como dizia o Planet Hemp:
    "Só você sabe o que é melhor para você."
    e sim rapaz, sou maconheiro com MUITO ORGULHO!

    ResponderExcluir
  15. você me chama de ridículo, mas o sábio sabe que:
    ridicularização -> oposição violenta -> aceitação

    ResponderExcluir
  16. Acabei reparando em uma coisa:"mas vale destacar que esta proposta de legalização não regulamenta o cultivo caseiro para uso pessoal." E vi em uma imagem do Cultivo medicinal que diz: "Governo uruguaio acaba de anunciar que vai regulamentar a produção e distribuição estatal de maconha e o cultivo doméstico da planta para uso pessoal" E agora??

    ResponderExcluir
  17. e é só o começo... cultivo caseiro em menos de 10 anos!? Acredito que sim

    ResponderExcluir
  18. porra é foda 40 cigaaro por mes eh foda, acho que fumo mais que isso !

    ResponderExcluir
  19. Eu concordo com quem diz que dependendo do modo que for apresentado, 40 baseados por mês é quase nada. Mas depende muito do uso que se faz, e como o próprio texto destaca, é uma proposta que poderá sofrer ajustes futuros. Claro que quem não está contente deve pressionar assim que ela for aprovada para que em um prazo curto sejam analisadas possíveis alterações. Mas que ninguém lute contra agora, pois qualquer iniciativa de tirar o usuário da mira da polícia é válida, seja como for.

    No mais, o conselho que tenho para dar é de que se use sempre vaporizador. Depois que comprei os meus dois, um Iolite e um Magic Flight, mudou tudo. Difícil se engasgar, não queima o monte de lixo que pode haver junto com a erva, extrai só o que interessa e é SUPER ECONÔMICO. O mesmo que se gasta para fumar um bom baseado, você vaporiza umas 5 seções no mínimo.

    ResponderExcluir
  20. Eles teriam que rever essa questão de distribuir em forma de cigarros por dois motivos: não necessariamente se consome maconha fumando, quem quiser usar na culinária ou por vaporização,por exemplo, teria que desmanchá-los; a outra coisa é relacionada ao controle de qualidade do usuário, uma coisa é ver um bud com seus cálices, pistilos e tricomas, outra é pegar um cigarro fechado de forma industrial.

    No mais é um pequeno passo para a política na América do Sul mas um grande passo para a nossa causa!

    Keep Growing!

    ResponderExcluir
  21. na boa, a galera ta tudo reclamando da qtdade, de 40 baseados por mes, mas eu penso da seguinte forma: 40 baseados por mes, nao é o ideal, mas eh até q razoavel, pq da pra fumar 1 por dia, e naqueles dias q vc quer fumar um pouco mais vc pode, pq se tu fumar 1 por dia, vai t sobrar 9, ou 10 baseados aínda, e acho que vale frisar, q é bem provavel, que esses baseados, n sejam de qualidade sequer semelhante ao prensado que vemos por aew na rua, acho q será algo de qualidade msm, e para quem ja teve a oportunidade de fumar um green medicinal cultivado de forma correta, ta ligado que 1 baseado de + ou - 1g por dia, eh o suficiente pra t deixar legal, óbvio q se deixar tu fuma 5, 6 baseados ateh dormir, pq o bagulho é uma delicia, mas 1 basê segura a onda legal, mas falando em qualidade, o que me deixou intrigado nessa reportagem, é a forma de medição que eles estão usando, 40 BASEADOS por mes, pois bem, se formos analisar, 40 baseados, pressupoem se, de que serão vendidos ja enrolados, e novamente, pra quem ja cultivou, sabe que se vc guardar o banza por uns 2 dias enrolado já, ele perde muito de sua qualidade, a cannabis precisa ser armazenada de forma correta pra que seus pricipios ativos nao se deteriorem, então acredito que o certo, seria eles estipularem um peso a este "baseado" e multiplicar por 40 pra ser uma proposta plausivel, pois guardar maconha bolada, ou dichavada, nao rola!.

    CF*

    ResponderExcluir
  22. VOTE NA ENQUETE SOBRE DESCRIMINAR O PORTE E USO DE DROGAS DO JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO DE BRASÍLIA: BASTA PROCURAR O LINK À ESQUERDA DA PÁGINA: CORREIOWEB.COM.BR

    ResponderExcluir
  23. mentira, isso ai é so para exterminar os maconheiros, quero plantar no meu quintal, quero sair do armario, cultivo caseiro ja.cultivo caseiro, cultivo caseiro . . .

    ResponderExcluir
  24. É lei, nunca vai contentar todo o mundo, mas me causa um estranhamento que não possa ser cultivada... mas já é um grande passo para se chegar a total legalização de uma planta, um mato seco que vem sendo foco de tanto preconceito e estigmatização

    ResponderExcluir
  25. Tem que librar geral, mais isso dai ja é um excelente passo.

    E mesmo 40 cigarros por mês ta de bom tamanho. Da pra queimar poco mais de 1 por mês, o que pra mim ja ta ótimo, visto que eu não vivo igual a um zumbi!

    ResponderExcluir
  26. muito boa a iniciativa, mas enquanto não chega a tão sonhada liberdade canabica eu continuo plantando, colhendo, secando, curando e carburando.

    ResponderExcluir
  27. Mandaram muito, ja ta bem melhor do que aqui no BR. e o cara ainda fala que pode legaliza o cultivo caseiro.
    40 baseados por mes eh 1 pra cada dia e mais 2 ou 3 pra cada final de semana. eh meio que uma quantidade baixa pra muitos, mas vcs tem que imagina que a erva usada vai se top e nao a erva prensada com bosta de cavalo paraguaia que a maioria fuma......

    ResponderExcluir
  28. Dale dale Uruguay, dale dale Sudamerica!

    ResponderExcluir
  29. E O BRASIL???? POVO MEDÍOCRE, POLÍTICOS MEDÍOCRES!! SÓ QUEREM LUCRAR
    POR ISSO SOMOS A 6ª ECONOMIA DO MUNDO
    E A 88ª EDUCAÇÃO DO MUNDO

    ResponderExcluir
  30. Aprovei com um olhar bastante positivo a iniciativa do Uruguai sobre a descriminalização da Cannabis Sativa, acredito que para que seja de tal forma aqui no Brasil, precisaria de um projeto muito eficiente e equilibrado para ambas as partes para se apresentar no congresso e tentar convencer aos políticos de que poderíamos até estar evoluindo, pois seria na minha opinião, algo interessante de se pensar.

    ResponderExcluir
  31. ATENCAO SOU VIDENTE E TIVE A VISAO. MACONHA VAI SER LEGALIZADA ATE A COPA DO MUNDO NO BRASIL. JANELANAS E SACADAS TODAS FLORIDAS. QUEM VIVER VAI VER

    ResponderExcluir