quinta-feira, 5 de julho de 2012

Regressão e Unidade Cósmica – Cap. 4 Neurosoup Trip Guide! [Portas da Percepção Ed. #175]

Enquanto muitos dos enteógenos ainda eram lícitos, psicoterapeutas estudaram e observaram milhares de pessoas enquanto elas estavam em suas jornadas. Ao longo dessas sessões assistidas de psicoterapia com LSD os doutores rapidamente observaram que quando os pacientes tomavam dosagens baixas ou médias, eles normalmente tinha experiências de re-vivencia de cenas de suas infâncias e primeiros anos (Grof, 1993).

 

 

A primeira vez que eu tive a experiência de regressão foi durante uma viagem com mescalina. Eu estava viajando com um grupo de sete ou oito pessoas; nós começamos a viagem mergulhando nus em nossa piscina. Tão logo eu comecei a sentir os efeitos, sai da piscina. Então eu comecei a sentir-me nauseada então gastei um tempo no banheiro. Quando sai, percebi que eu permanecia sem minhas roupas. Eu mal podia falar e minhas pernas estavam bambas quando pedi a todos para ajudarem-me a encontrar minhas roupas. Na verdade, eles continuaram vindo em minha direção e trazendo-me roupas para vestir que cabiam em mim. Entretanto, neste momento, eu pensava que eles todos eram dez vezes maiores. Eu estava experienciando o tamanho das coisas mudarem de uma forma similar a Alice começando os pedaços de cogumelo e mudando de tamanho em Alice no País das Maravilhas.

 

 

Ao mesmo tempo, eu comecei a sentir que eu tinha sete ou oito anos de idade. Eu permaneci pensando sobre coisas de uma forma muito juvenil. Eu pensei que todos do grupo estavam me provocando, me dando roupas que não caberiam. Eles me lembraram toda a maldade, crianças rindo que faziam graça de mim quando eu estava crescendo. Eu era sempre a nerd excomungada da classe. As dolorosas memórias, profundamente escondidas, começaram a voltar-se para mim, causando-me o sentimento de raiva e tristeza. Não importava o que as pessoas no meu grupo faziam ou como elas tentavam interagir comigo, eu podia ver apenas eles como aquelas crianças cruéis que faziam graça de mim.

 

Depois de “sair daquela”, eu percebi que tudo era parte de minha viagem. Eles podiam ter rido de mim, porque sinceramente quem não teria? Mas, eles não estavam propositadamente dando-me roupas que não cabiam em mim. De fato, pilhas de roupas minhas estavam espalhadas por toda a casa. Era óbvio que eles estavam tentando fazer o melhor para me ajudar a encontrá-las.

 

Eu acho que a regressão a um tempo doloroso durante minha infância foi muito benéfica para mim. Antes da viagem, eu nunca tinha pensado sobre tudo aquilo que aconteceu tanto anos atrás. Regredir a isso ajudou-me a ver que havia uma parte de mim que precisava de cura. Eu precisava experienciar aqueles sentimentos dolorosos uma vez mais, então dessa vez eu poderia propriamente colocá-los para descansar.

 

 

Unidade com Tudo

Quando você entra nesse tipo de espaço mental, um profundo senso de pertença esquecida permeia por toda a alma. Você não mais sente-se sozinho no mundo e isso causa que você se sinta feliz, salvo e seguro; você sente o amor que o conecta a tudo e a todos. Você se sente cheio de alegria por estar conectado com todas as plantas e animais do planeta.

 

Um exemplo desse aspecto da experiência enteogênica foi descrito por Bob Hanes durante uma viagem com cogumelos com psilocibina: “Enquanto nós andávamos nesta antiga e primordial realidade reptiliana, nós noticiamos que haviam grandes caranguejos-ferradura ao longo da praia. Eles tinha sido deixados ali pela maré. Cada um deles tinha cerca de 8 polegadas de diâmetro e 10 ou mais polegadas de comprimento. Eles não pareciam caranguejos, mas com um Trilobite gigante. Eu estava contando que eles eram muito, muito antigos e não mudaram em milhões de anos. Muitos destes caranguejos são deixados para trás. Suas pernas não são longas o bastante para completarem o rito por eles mesmos. Um sentimento de tristeza e compaixão se apoderou de mim. Nós gastamos as horas que faltavam em uma caminhada sombria pela praia infinita e jogando os caranguejos que lutavam de volta para o mar. Era uma noite bonita. As estrelas brilhavam, as novas estouravam na noite e muitos caranguejos retornavam para o oceano. Depois que a viagem terminou eu refleti pensando se eu realmente tinha estado interferindo com o ciclo natural do universo dos caranguejos. Em outras circunstancias talvez. Mas naquela noite eu era um com a praia e com os caranguejos. Era a coisa natural a ser feita”.

12 comentários:

  1. Muito doido tal situação to numa viagem né nemesis ^^

    ResponderExcluir
  2. Putz. Eu já passei por coisa parecida, tive uma Bad Trip, foi muito ruim aquela viagem. Mas ainda bem que não aconteceu mais.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ler esse texto foi muito massa, adoro essas histórias de viagens das pessoas, é muito incrível o que cada pessoa sente e percebe ao seu
    redor.

    ResponderExcluir
  4. Com cannabis eu já tive recordações da infância de quando tinha aproximadamente 4-5 anos e todos os meus colegas de classe foram na piscina da escola. Foi muito interessante, pois eu nem sabia que ainda tinha essa memória e relembrar esse momento foi muito importante para relembrar dos tempos da infância. Isso não foi um caso isolado, já me aconteceu de relembrar situações muito antigas.

    O senso comum diz que a cannabis prejudica a memória, mas para mim é justamente o oposto, ela me ajuda a recordar várias situações e refletir sobre elas.

    ResponderExcluir
  5. Vou tomar hoje em uma festa de rock, mas sem bad trip... Só alegria :D

    ResponderExcluir
  6. dalee galera sempre é bom ouvir esses detalhes da viajem de cada um e tals, cada pessoa pode bater uma pira diferente em uns bate mais forte em outros mais fraco de leve, mas vc sempre tem que ter a consciencia de que se tiver efeito do doce ou outras substancias lembre que o momento é so alegria nao ha motivo para entrar em bads realmento varias pessoas ja tiveram a tal experiancia ruim mais se ligaram que foi uma bad desnecessaria pelo fato de que a tal pira esta em efeito e nesse momento vc so deve estar pensando positivo pra frente e ver que n hamotivos que te leve a ficar ruim ou entrar em algum tipo de viajens que nao sao boas, antes de usar qualquer tipo de substancia sempre é bom vc estar de bem com vc mesmo para que n haja bad trips e etc, :)

    ResponderExcluir
  7. A cannabis me ajuda a recorda de um monte de coisas, inclusive sonhos... acho isso mto, mto massa mesmo. Essas experiencias de recordações sob o efeito da mescalina ou psilocibina devem se mto intensas e signficativas.
    Com o LSD também é possível acontece algo do tipo?

    ResponderExcluir
  8. é sim mano varia mt de cada pessoa tbm

    ResponderExcluir
  9. Com certeza. O Stanislav Grof trabalhava com a psicoterapia com LSD justamente com esta finalidade. Indo até os traumas do nascimento.

    Agora lembrar de sonhos com cannabis é fato raro :) Muita gente, pelo contrário, acaba por esquecê-los.

    Como o anonimo disse acima, cada pessoa uma regra. Isso não significa, é claro, que não existam tendencias.

    Abç,
    Fernando Beserra

    ResponderExcluir
  10. Começou assim. Fumei 1 fiquei na brisa massa. No segundo
    BASE. Depois de umas 2 horas. Fui mais LONGE. Fiquei muito doido. Tempo parou.
    Tudo começou ficar diferente. Foi quando um amigo meu disse pra mim: Vei você esta
    meio gordo. E tipo sou malhado ta ligado? Ai falou assim: Vai no espelho e dá
    uma olhada. E ai foi que começou a BAD. Quando olhei no espelho comecei a me
    ver como se eu voltasse a ser criança. kkkkkk... Muito louco. Intenso. Eu
    parecia ter voltado no tempo. Mas só meu corpo e mente. Ao redor estava tudo
    normal. Foi quando olhei pra minha barriga e me vi com corpo de criança. Braço
    franzino. Barriguinha de pivete kkkk... E comecei a me DESPERSONALIZAR vejam no
    WINK pra entender melhor. Comecei a ficar muito ansioso. O tempo não passava.
    Olhei no relógio 22:10 falei muita coisa e olhei relógio de novo era 22:12
    kkkk... Comecei a sentir as pessoas ficarem longe de mim. Eu comecei falar com
    minha namorada e meu amigo. Vei eu estou ficando louco. Me sinto como se
    tivesse ficado CRIANÇA de novo. E ouvia minha voz como se fosse minha voz na
    infância. Fiquei mais desesperado. Foi quando todo mundo começou a rir de mim.
    Me senti como no colegial quando falava alguma merda e virava meio de chacota.
    E quanto mais eles faziam aquilo comigo mais eu me sentia distante. Ai pensei
    assim: Acho que estou deixando meu corpo físico por causa que ninguém gosta de
    mim nessa dimensão. E as vozes deles ficavam mais distante. Eu via tudo já com
    formas geométricas estranhas. Vi minha sombra de criança. E me senti menor que
    eles. kkkkkkkkkkkkk... Muito doido. Isso foi ontem a noite por isso a riqueza
    de detalhes. Comecei a não sentir o sentimento do meu amigo e da minha
    namorada. Ai percebi que se não pedisse perdão por tudo e me arrependesse de
    tudo eu não voltaria ao meu corpo de novo. Mais por mais que eu os falava só ria
    e apontava: ta vendo sacana foi achar de fumar maconha. kkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  11. Fui tomar
    banho e pra mim eles só falavam mal de mim. E riam de mim por traz. Tudo
    PSICOSE. Depois perguntei e vi que eles estavam jogando XBOX kkkkkk... Eu no
    banho delirando. Tive uma sensação de voltar ao passado sentir tudo quando eu
    era criança. Como eu mandando meu amigo ir embora porque ele ficava rindo de
    mim. Isso aconteceu quando eu era pequeno. Que eu mandava os meus amigos irem
    embora quando me enchiam o saco... kkk Mas nem me lembrava mais disso. Sentia
    como se tivesse em OUTRA dimensão. Pesquisei e descobrir que isso se chama
    HIPERMNESIA que é associado a Despersonalização QUE TBM SE REALACIONA COM
    SINDROME DO PANICO. Eu ja estava CURADO a tempos mas.... Voltou. A primeira vez
    que deu foi quando tomei BENFLOGIN. não recomendo a NINGAS. Fiquem na Marihuana
    . No final de tudo eu me senti como este testo de uma pessoa que passou algo
    parecido: Eu acho que a regressão a um tempo doloroso durante minha infância
    foi muito benéfica para mim. Antes da viagem, eu nunca tinha pensado sobre tudo
    aquilo que aconteceu tanto anos atrás. Regredir a isso ajudou-me a ver que
    havia uma parte de mim que precisava de cura. Eu precisava experienciar aqueles
    sentimentos dolorosos uma vez mais, então dessa vez eu poderia propriamente
    colocá-los para descansar. E foi isso hoje as 18:38 do outro dia do fato ocorrido me
    sinto muito melhor.

    ResponderExcluir