quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Viagens de Educação e Consciência com o Portas da Percepção!

por Fernando Beserra

Sim galera! É com muito prazer que chegamos a mais um post da coluna Portas da Percepção. Essa parceria começou no dia 09 de setembro de 2010. É parceiros, já faz mais de dois anos que a coluna está por aqui no Hempadão! Da edição 80 até a 196. E, neste tempo, já tivemos centenas de comentários interessantes, debates instigantes e até mesmo temas polêmicos que geraram muita controversa. Para quem já curte o blog há bastante tempo, pode ser que se lembre do post onde falei, p.ex, sobre uma experiência pessoal com salvia divinorum, dos vídeos gravados, até com nosso parceiro Tomazine, dos posts sobre contracultura, LSD, uso religioso de enteógenos, psicoterapia com psiquedélicos, e... e.... Até do “É...” hão de lembrar.

 

A parceria com os organizadores do blog começou já há mais tempo. Ainda em 2009 eu escrevi a monografia “Substâncias psicoativas ilícitas no Rio de Janeiro no século XIX e XX: medicalização, criminalização e resistências” para conclusão da especialização em saúde mental na FIOCRUZ onde, dentre outros, falei sobre movimentos de usuários de substâncias que começavam a tomar força no Rio de Janeiro e, de modo mais geral, no Brasil, desafiando as perspectivas criminalizantes e medicalizantes do uso de psicoativos tornados ilícitos.

 

Este post é um pause. Podem pensar que para tomar fôlego, mas também para reverenciar aos amigos que sempre acompanharam o Portas e me ensinaram muito nos seus comentários!

 

Estou preparando um post para discutir as pesquisas científicas coletadas na PUBMED sobre a plantinha Salvia divinorum. Espero que com essa divulgação das pesquisas, possamos contribuir para o debate do fim da criminalização dessa plantinha!

 

Abraços enteogenicos!

3 comentários:

  1. parabéns pelo espaço e pelo trabaqlho! não pare nunca sou seu fa

    ResponderExcluir
  2. Muuuito shoow cara , e isso ae mano liberdade entheogenic

    ResponderExcluir