segunda-feira, 25 de maio de 2009

[Ed. #13] BeckBeat: O Bom e Velho Reggae!

por Café com Leite
O que chamam de base no hip hop, chamam de riddim no dancehall, e os últimos riddims têm sido uma mistureba só. Uns são mais eletrônicos, outros mais afro, outros estilo anos 80. Eu gosto de vários, mas o pessoal mais roots costuma ter um pouco de resistência, acho eu que por falta de costume de ouvir reggae, mesmo, por esperar ouvir sempre algum clone do Bob. Mas o reggae seguiu sua evolução natural, recebeu influências através dos anos, influenciou outros gêneros e por eles foi influenciado, e eu acho isso ótimo. O futuro é mulatinho, a mistura é imprescindível. Raça pura é menos resistente, pra evoluir de verdade precisamos nos misturar em todos os sentidos, aprender a aceitar o outro como parte do todo, nem mais nem menos importante.
DAvid Anthony Harrisingh, Craig SErani Marsh e Craig Andrew Harrisingh são os produtores de riddims conhecidos como DASECA. Eles são da turma mais moderninha e fizeram um riddim que eu acho super anos 80, uma mistura de música de filme da sessão da tarde (Um Tira da Pesada, qualquer um do John Hugues) com dancehall, ouça na voz de Movado:
Já o Tarrus Riley é filho do old school Jimmy Riley e seguiu a tradição mandando super bem, totalmente atual e roots. Nesse vídeo ao vivo você pode ver pai e filho arrasando no palco em um festival na Holanda ano passado, cantando Pull Up Selector:
O tempo só passa pra frente, o reggae feito hoje, um dia vai ser vintage, aproveite agora!
ONE LOVE

2 comentários: