sexta-feira, 13 de maio de 2011

[Ed.#115] Portas da Percepção: LSD por Arnaldo Baptista!

por Fernando Beserra

 

Arnaldo batistaArnaldo Baptista é um homem inconfundível. Sem precisar de apresentações, nunca é demais repetir que o cara foi (ou é) o cabeça da banda Mutantes e uma das maiores influencias da geração lisérgica brasileira. De altos e baixos, Baptista passou desde auges na música brasileira à tentativa de suicídio numa internação na ala psiquiátrica no Hospital do Servidor Público de São Paulo, quando chegou a ficar em coma, e os médicos disseram que o mago psicodélico jamais iria gravar novamente.

 

Anos após sua internação o “bruxo” ressuscita e toca todos os instrumentos para a produção do CD: “Let it bed”, donde se encontra a música “LSD”, isto é, Lucy in the Sky with Diamonds, ou, na versão de Arnaldo Baptista, “Louvado Seja Deus”.

 

Para gravar o CD “Let it bed”, foi utilizada uma metodologia alternativa. Arnaldo talvez já não se acostumasse a pressa ensandecida da sociedade maníaco-capitalista. Num ritmo mais lento, ajudado por John do Patu Fu e Rubinho Trol – na parte de tecnológica – Arnaldo gravou o cd. Nas palavras em seu site:

 

“John e Rubinho levaram para o sítio equipamento suficiente para um bom home-estúdio. Logo de cara perceberam que Arnaldo queria tocar de tudo e passava muito rapidamente de um instrumento para outro. Por isso decidiram espalhar microfones por todo o estúdio do sítio, deixando tudo ligado o tempo todo para manter o momento criativo sempre em alta”.

 

Para quem quiser ver Baptista, fica a boa notícia que os Mutantes tocarão no, esgotadíssimo, Rock in Rio. Numa entrevista Arnaldo Baptista diz sobre a música “LSD” – que segue com letra e clipe abaixo –:

 

LSD: Esta tem a ver com Bach, que minha mãe gostava muito. Na época dele era difícil encontrar um órgão: Bach andava 15 quilômetros até a igreja para poder tocar um órgão. Esse foi o lado que me motivou, porque Bach compunha música para ícones e deuses. E “Louvado Seja Deus” também combinou com LSD, que tem a ver com “Lucy in the Sky with Diamonds”, de endeusar-se algo, de alguma coisa que se adora.

 

 

LSD

 

Louvado seja Deus
Louvado seja Deus
Louvado seja Deus
Louvado seja Deus
Louvado seja Deus
Louvado seja Deus
Louvado seja Deus
Que nos deu o rock'n'roll
Clonando Cristo atráves do sangue do santo sudário
Se clone, se clone

Louvado seja Deus
Louvado seja Deus
Louvado seja Deus
Que nos deu o rock'n'roll
Louvado seja Deus
Louvado seja Deus
Que nos deu o rock'n'roll

Os níveis de expansão, os níveis de expansão
Louvado seja o rock'n'roll

10 comentários:

  1. doidera demais esse cara, ja nasceu com a cabeça feita

    ResponderExcluir
  2. o Syd Barrett brasileiro, dito pelos ingleses onde arnaldo até hoje faz o maior sucesso.

    ResponderExcluir
  3. esse é o cara! mas q eu saiba ele n toca nos mutantes mais não... eu acho q só quem toca da formação original é o guitarra e o baterista.

    ResponderExcluir
  4. Mas ele não está mais nos Mutantes faz tempo...tem que ver isso ae hein.

    ResponderExcluir
  5. Arnaldo saiu dos Mutantes véi.. Desde 2007. Da formação original só o Sérgio Dias.

    ResponderExcluir
  6. Nem acredito que saiu o arnaldo aqui!!!!!!!! CURTO MTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MUTANTES, ARNALDO BAPTISTA É REI!!! Vocês tem que ouvir as musicas dos mutantes, Tipo a MEU REFRIGERADOR NAO FUNCIONA!

    ResponderExcluir