sexta-feira, 24 de junho de 2011

[Ed.#121] bONG: Relato Antigo da Negligência da Guarda!

História com mais de dez anos, o relato de hoje faz parte da biografia de um dos membros da Hempada. A narrativa fica por conta dele mesmo.

 

O ano é 1998. Lá estava eu, aluno do 1º ano do 2º grau de uma escola religiosa e tradicional do Rio de Janeiro. Nada jamais manchara minha ficha escolar, intacta até aquele fatídico dia, embora as notas há algum tempo andassem caindo, pelo desinteresse daquela distância da vida chamada (des)educação. Minha alma já suspirava naquela época por algum outro tipo de voo, para além do script “bom menino e só”.

 

 

E sono e os olhos baixos, além de uma coceira frequente nos olhos, já levantava alguma suspeita de que aquele típico rapaz fumasse cannabis, mal sabiam eles que ele jamais experimentara sequer o lícito cigarro de tabaco. E foi assim, seguindo dois outros amigos, numa inconsciência inteiramente motivada, como se levado pelo destino, que o caminho de minha história iria alterar radicalmente. Nas proximidades da escola, num pequeno beco, um dos rapazes acendeu o beque. Olhei, com certo nervosismo. Passou a bola. Peguei o beck, tentei empurrar a fumaça ao invés de puxá-la – sequer falo de tragá-la. A cena ridícula não foi notada pelos outros. Ufa! Pois bem, no segundo momento puxei a fumaça e a soltei pela primeira vez, sentindo a ressonância como um deja vu. Não durou muito aquele primeiro encontro.

 

Uma moto parou bruscamente a nossa frente. Um homem, com roupas normais, puxou uma arma e apontou em nossa direção, falando para encostarmos na parede. Segui suas ordens, afinal, o guarda negligente apontava uma arma para minha cabeça. Ele começa a dar “a bronca”, falando que aquele ato ali era recorrente, que ele era polícia, e que tinha um filho que estudava na mesma escola que nós. Nota: nós, idiotamente, ainda estávamos com a camisa da escola. O suposto policial fala para não olharmos para trás e passarmos a nossa identidade escolar (carteirinha). Quando um dos três amigos tentou argumentar, levou uma coronhada na cabeça. Nervoso, dou minha carteirinha, assim como os outros dois.

 

O sujeito suposto policial – guarda negligente – fala que irá nos esperar na escola, dando à queixa a direção e que era para irmos direto para lá, pois, se assim não fosse, ele iria nos encontrar e depois levar para delegacia. Tudo bem (quer dizer, tudo uma merda). Vou a escola e todos já sabem de tudo. Olhares acusadores me acompanhariam por toda parte e também os olhares temerosos, admiradores, etc.

 

Resultado: os outros dois amigos foram expulsos (“convidados a se retirar”) da escola e eu só poderia continuar lá se fizesse psicoterapia – o que não cheguei a fazer naquele momento, pois saí da escola. Meus amigos ainda deram uma prova de honra, assumindo que fumavam às vezes no beco e que era minha primeira vez.

 

A guarda negligente que aponta arma para a cabeça de garotos (14, 15 anos) que não lhe conferiam nenhum risco mostra o retrato da policia brasileira: despreparada, vil, violenta, ignóbil!

25 comentários:

  1. Caso típico de ignorância e violência gratuita !

    ResponderExcluir
  2. Policia FDP... nao aguento mais esse pais de MERDA....

    sergio cabral voando no jato do EIKE para in na FESTA do EMPREITEIRO que ja comeu 1,5 bilhoes de reias dos cofres do estado do RJ...

    Cabral fdp currpto e sua policia assassina

    ResponderExcluir
  3. A polícia será asssim durante muito tempo, o poder sim pode ser uma grande droga.

    Mas na minha opinião, cannabis não é algo para ser consumido por adolescentes tão jovens. Para mim isso é algo para adultos, existe uma fase da vida em que é muito importante estar careta para sentir bem como é a realidade.

    ResponderExcluir
  4. concordo com o cara a cima,
    voce tem que ter uma idéia formada, e conhecer bem, depois disso começar a fumar,
    porque se se empolgar demais com esse mundo, a probabilidade de desandar é muito grande!

    mas sobre isso, é bad mermo! no meu caso, a m inha casa caiu numa torre, estava la em cima eu e meu irmao degustando um e cantando ponto de equilibrio num sabadão! n podia dar certo uhaua

    ResponderExcluir
  5. Baaaah... no primeiro pega já quase levou um tiro na cabeça! Que azar ein manolo!

    ResponderExcluir
  6. Estou de cara, saiu uma reportagem no jornal da minha cidade sobre a marcha e cannabis, o colunista só falou merda, coisas totalmente absurdas a respeito. Na cidade de Palma Sola SC, o jornal sentinela do oeste publicou o que o colunista de uma cidade vizinha falou. Totalmente vergonhoso e sem noção alguma do que falou. Minha mãe não leu ainda a matéria, quero ver o que vai achar :S

    ResponderExcluir
  7. quem nunca passou pelo menos uma vez na mão dos porcos e se fudeu não sabe o que é ser maconheiro roots..huahsuahsuahsusahuash....vamo tentar fumar em casa galera....eu ja passei 3 vezes na mão dos porcos...choque, chá de cueca e tapa na cabeça...

    ResponderExcluir
  8. Negligencia algo que os policias estão tornando "regra de trabalho"

    ResponderExcluir
  9. policia totalmente despreparada

    ResponderExcluir
  10. Enquanto isso os bons policiais, os honestos, devem estar torcendo pela legalizção, pra que haja menos uma alternativa de ganho ilícito pelos corruptos.

    Ou não.

    ResponderExcluir
  11. cara isso de apontar arma pra cabeça de maconhero é uma puta sacanagem esses porquinhos ficam entendiados e querem mostrar açao mais oq vc acham que eles vao atraz de bandido, nao eh muito mais facil pega uns jovens que nao sabe se defender direitos acuados e descer o sarrafo essa é ah nossa realidade ah fé publica nesses cidadões é oq fode com esse pais

    ResponderExcluir
  12. Além de apanhar pra rato, e chamar eles de senhor, a pior cagada é vc estudar,trabalhar e dar orgulho pra familia a vida inteira e só pq vc fuma maconha voce pode ser chamado de monstro pela propria mãe.
    é foda,é foda...
    Foda-se esse bando de lixo que não quer evoluir,o que dói mesmo é ver sangue do seu sangue que te conhece te julgar por tal ato.

    ResponderExcluir
  13. Então, pessoal. Deveriam se ater a denúncias mais atuais. Não que as antigas não sejam válidas, mas na atual conjuntura que hoje se encontra a discussão da maconha, e de outras drogas, é necessário também demonstrar que a polícia também esta modificando sua atuação, hoje eles batem apenas em pobres. É um absurdo, e temos de ater e denunciar esses abusos.

    ResponderExcluir
  14. Gabriel, mesmo que o relato seja antigo você acha que mudou alguma coisa em 10 ou 20 anos? Está tudo igualzinho.

    ResponderExcluir
  15. Alguma coisa até mudou, mas muito pouco. A recente decisão do STF, e um pouquinho com a lei 11.343/06..

    Mas maconheiro classe médio apanhar, ainda rola, não vai dizer que não acontece...

    E pior que isso, ainda tem gente sendo presa por ai!

    ResponderExcluir
  16. Sou classe média, jovem, estou sempre com mulher ou com um ou dois amigos bem vestidos.
    Nunca tomei um enquadro, e fumo na rua todos os dias!!
    Hoje, a legalização da cannabis interessa muito aos jovens de baixa renda, que são sempre "confundidos" com traficantes e sofrem uma repressão mais truculenta.

    ResponderExcluir
  17. pelo menos vc tava num beco

    um policial colocou uma arma na minha cabeça numa quebrada sem ninguem olhando eu e o porco

    e se ele atira

    sera q meus pais iriam saber q a policia me matou

    ou iria aparecer no noticiario jovem usuario de drogas é morto na linha do trem por traficantes??

    ResponderExcluir
  18. azar do caralho, rodar já na primeira vez.

    ResponderExcluir
  19. I'm curious to find out what blog system you'rе ωοгking with?
    I'm experiencing some minor security issues with my latest website and I'd likе to find sоmеthing more safeguarded.
    Dο you hаνe аny solutions?
    Also see my site > www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  20. Greеtingѕ I аm so grateful I founԁ your web sіte,
    Ӏ really found уou by еrroг, while Ι was looking on Aοl fοr ѕomethіng else,
    Anyways I am here nοw anԁ ωould just liκe
    to say thаnk уоu for a fantaѕtic ροst and a all гounԁ еnjoyable blog (I аlso loνe thе theme/design),
    Ι don't have time to read through it all at the moment but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the great job.

    my webpage Recommended Web-site

    ResponderExcluir
  21. Thank you for sharing уour info. I truly aрρreciatе уour efforts аnd I will be waitіng foг
    your further writе ups thanks oncе again.

    Also visit my web ρage: www.lahuya.net

    ResponderExcluir
  22. With hаvin so much content do you eνeг run
    intο any issueѕ of plagorіsm or copyright іnfrіngеment?
    My wеbsitе has a lοt оf exclusive content I've either authored myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the internet without my authorization. Do you know any methods to help stop content from being ripped off? I'ԁ ceгtainly appгeciate it.


    Fеel freе to νіsit my blog - www.socialdivers.net

    ResponderExcluir
  23. Аlthough laԁies are the onеs most frequently
    аffeсted by stretch marks, men are affliсteԁ with thеm toο.



    my homepage ... www.prnewswire.com/news-releases/trilastin-review-and-latest-coupon-code-savings-released-at-awesomealldaycom-190256601.html

    ResponderExcluir
  24. Ϻy spousе and I abѕolutely love youг blοg and
    find a lot of your pοst's to be what precisely I'm looking foг.

    Does onе offег guest writers
    to writе cоntеnt in your cаse?
    I ωoulԁn't mind creating a post or elaborating on many of the subjects you write regarding here. Again, awesome web site!

    Here is my site www.sfgate.com

    ResponderExcluir