sábado, 3 de setembro de 2011

Cultura canábica e guerra às drogas na Grécia! [ErvaMundi #131]

cartaz_marcha-greciaBerço dos grandes pensadores do passado, a Grécia é nosso destino da semana na busca de informações da cultura canábica internacional. Já embarcamos sabendo que, assim como ocorre em quase todo planeta, o comércio da erva também é proibido por lá. E assim como ocorre em quase todo planeta o tráfico funciona muito bem apesar de toda repressão.

 

Quem acompanha o noticiário sabe que Grécia está passando por uma profunda crise financeira que vem gerando uma série de revoltas sociais. Culpa de governantes e suas políticas mancomunadas com o capital financeiro. E foram esses mesmos políticos que em 2007 reprimiram a Marcha da Maconha de Atenas com jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a manifestação. O clima ficou ainda mais tenso quando alguns ativistas atearam fogo em pneus e bloquearam algumas ruas próximas à Universidade da capital. Isso lhe faz lembrar alguma coisa que aconteceu esse ano aqui no Brasil?

 

 

Nas histórias de guerra às drogas do governo grego também encontramos um caso bem pitoresco. Neste mesmo ano de 2007 foi descoberto que moradores da ilha de Creta utilizavam subsídios agrícolas da União Europeia para o cultivo de maconha. O "uso indevido" do recurso acontecia há pelo menos 15 anos e alimentava uma poderosa estrutura de tráfico na região.

 

Voltando à temática da cultura canábica local, descobrimos que o comércio de maconha nas cidades é feito principalmente com contatos que trabalham de forma bem discreta e dificilmente você vai encontrar um traficante trabalhando na rua.

 

Em Atenas, a erva de qualidade média pode ser adquirida na faixa de 10 a 12 euros por grama. Os buds gregos e o skunk estão na faixa dos 15 euros. E se a grana ta curta ainda é possível encontrar uma maconha de baixa qualidade da Albânia vendida por até 6 euros/grama. Essa última é muito comum nas nas cidades e provavelmente deve ser a mais oferecida aos turistas desavisados.

 

Mais importante que uma viagem em busca da erva é a busca pelo conhecimento de uma cultura de personagens fascinantes que até hoje orientam o estudo de diversas áreas do conhecimento.

8 comentários:

  1. Mto bom, ta faltando um ErvaMundi sobre Israel ahi hempadaoo...

    ResponderExcluir
  2. sempre mandam bem na história, boa hempada!

    @pilarfreitas

    ResponderExcluir
  3. foi massa,concordo,porem pensei q iria encontra nas linhas escritas algo como : se o pensadores usavam e como, so de passagem mesmo...mas valeu!

    ResponderExcluir
  4. Se não me engano o primeiro ministro grego, por increça que parível, é o único atual chefe de estado participante da comissão que FHC faz parte.

    ResponderExcluir