terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Quais as melhores lâmpadas para o cultivo? [Cultivo Vital #151]

por Sergio Vidal

 

Essa semana a dúvida é sobre se as lâmpadas de LED são boas para o cultivo: “Olá Galera do Hempada, parabéns pelo site e pela luta por nossa erva, parabéns também a você Sergio seu livro está muito bom e esse coluna ótima.

 

Minha pergunta e a respeito de iluminação por led. É possível realizar todo o ciclo da planta apenas com iluminação por led? São mias eficientes? Existem Lâmpadas diferentes para o período vegetativo e  o pra floração? Procurei nas lojas do Brasil e não consegui encontrar você poderia indicar algum site que venda essas lâmpadas, acredito que por não se tratar de nenhum produto ilegal não devo ter problemas para trazê-lo de fora.

Muito obrigado,

Bruno.”

 

Primeiro é importante dizer que a cannabis é uma planta que gosta de bastante luz. No entanto, algumas variedades tendem a precisar de mais luz do que outras para manter-se saudavéis. Em geral, quanto mais sativa for uma linhagem, maior será sua necessidade de luz. Já plantas indica podem crescer bem com quantidades bem menores de energia luminosa.

 

 

Nas década de 1960 e 1970, quando as pessoas começaram a cultivar cannabis usando lâmpadas fluorescentes, elas vegetavam e floriam as plantas usando as mesmas lâmpadas. Hoje em dia sabemos que não apenas a quantidade de luz diária (fotoperíodo), conforme já foi explicado AQUI e AQUI, mas também a faixa de cor da luz emitida pelas lâmpadas, podem influenciar na formação das flores. Enquanto o fotoperíodo é responsável pelo inicio do processo de floração, a faixa de cor é responsável pelo tipo de energia luminosa absorvido pela planta.

 

image025Não tenho informações suficientes para explicar porque, mas os cultivadores utilizam lâmpadas de faixa de cor mais próximas do branco (entre 4.500K e 6.500 K), enquanto para a floração utilizam lâmpadas que emitam cores próximo do laranja/vermelho (aprox. 2.500K). Para o período vegetativo é possível usar lâmpadas fluorescentes brancas, do tipo (Day Light), ou lâmpadas de vapor metálico (HQI). Já para a floração é indicado usar lâmpadas do fluorescentes amarelas do tipo (Warm White), ou lâmpadas de vapor de sódio (HPS). Mas, como a experiência das décadas de 60/70 já demontram, com carinho, cuidado e paciência, dá pra vegetar e florir com lâmpadas fluorescentes brancas, ou com quase qualquer tipo de lâmpadas. Lâmpadas halógenas ou incandescentes jamais devem ser usadas pois produzem uma quantidade absurda de calor e quase nenhuma energia luminosa aproveitável pelas plantas. Sobre as lâmpadas LED, existem ainda bastante controvérsias se são melhores ou piores do que outras lâmpadas usadas em cultivo, mas o fato é que elas funcionam. Autores como Jorge Cervantes já criticaram o uso de lâmpadas LED, já outros, como Ed Rosenthal, falam muito bem desse tipo de fonte de energia luminosa. Pelo que se sabe dá pra cultivar sim com LED e tirar belas flores. Se é melhor, pior, ou igual, só a experiência de cada um poderá dizer. As lâmpadas LED ainda são bastante caras, especialmente as desenvolvidas para o cultivo, mas gastam muito menor energia elétrica e podem concentrar muito mais luz num espaço menor por produzem quantidade de calor muito pequena.

 

tipos-de-lampadaPara explicar melhor o que são esses detalhes sobre a energia luminosa, vou copiar aqui um trecho do livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor (http://cultivomedicinal.com.br), capítulo “Luz, Lâmpadas e Fotoperíodo”, págs 90 e 91.

 

“A luz é uma onda eletromagnética. Podemos entender melhor o que isso significa se pensarmos nela como um fluxo contínuo de minúsculas partículas de energia, chamadas fótons. A planta utiliza essas partículas de energia durante a fotossíntese. Nesse processo ela transforma o dióxido de carbono, que respirou pelas folhas, e os minerais, que absorveu pelas raízes, em compostos orgânicos, especialmente hidratos de carbono (glicose), que mais tarde irão alimentá-la. Como resíduo desse processo, ela também produz oxigênio, que é liberado no ambiente.

 

O termo síntese, vem do grego antigo e significa “ação conjunta, união”. Literalmente, a fotossíntese é, portanto, o processo através do qual a energia da luz (fótons), atua em conjunto com o CO2 e os minerais, para formar compostos orgânicos ricos em energia aproveitável pela planta. A absorção de luz pelas folhas é o elo que completa o funcionamento do seu sistema de produção e aproveita mento de energia.

 

A luz é formada por ondas de diferentes compri-mentos. Cada comprimento corresponde à uma luz de cor específica. Cada cor estimula um tipo de crescimento na planta. A cor que nós enxergamos é uma reação natural das ondas da luz com as moléculas dos objetos que ela atinge. Quando um objeto é tocado pela luz, absorve algumas ondas e reflete outras. As ondas que ele reflete são as que nós enxergamos.

 

Nós enxergamos nos objetos, portanto, exatamente a cor que eles não absorvem. Por exemplo, uma cadeira é vermelha para os nossos olhos porque ela absorve as ondas de todas as cores e reflete as vermelhas. As plantas usam energia luminosa de mais cores do que nossos olhos são capazes de captar. As células da planta que absorvem a luz são chamadas clorofilas e são verdes. A clorofila absorve energia de todas as cores e reflete a luz verde, o que faz com que nossos olhos vejam a planta dessa cor. ”

 

 

Espero que essas informações ajudem a galera a decidir que tipo de lâmpada usar na hora de construir sua estufa. Mande suas dúvidas para redacao@hempadao.com

 

Grande abraço e até semana que vem!

Leia outros textos do #CultivoVital

http://hempadao.blogspot.com/search/label/Cultivo%20Vital

45 comentários:

  1. Parabens Sergio Vidal,

    Led sao boas porem o preço ainda é muito salgado e a cultura de usar HPS ainda vai durar um tempo, mas uma horas growers vao começar a usar led.

    No caso aqui no Brasil e interessante pela pouco calor produzido, porem nada que um Cooltube e uma boa ventilaçao na de conta com uma HPS

    parabens vidal e

    RECOMENDO A TODOS O LIVRO DO VIDAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde a tds,estou começando a cultivar indoor e gostaria de obter algumas informaçoes....
      quero saber,se da certo deixar ela durante o dia outdoor e noite inddor?
      desde ja agradecido!
      paz!

      Excluir
    2. boa tarde a tds,estou começando a cultivar indoor e gostaria de obter algumas informaçoes....
      quero saber,se da certo deixar ela durante o dia outdoor e noite inddor?
      desde ja agradecido!
      paz!

      Excluir
  2. Não abro mão de meus LEDs por nada.
    A economia com a luz paga o investimento em poucos meses.

    ResponderExcluir
  3. Vocês leram meus pensamento ... Grande Vidal, estava fazendo uma pesquisa exatamente sobre iluminação e essa matéria ajudou muito ... Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Maiores informações para explicar o porque das cores? Esqueceu que no Indoor nos simulamos a natureza? Se olharmos para o céu no verão nos temos o dia mais azulado, no inverno temos o dia mais amarelado, quem controla essas cores é o fotoperíodo...

    ResponderExcluir
  5. Bem por minha experiência,de mais de 3 anos de cultivo,opto pelas lampedas tradicionais,com uma boa ventilação claro e uma boa extração.Os leds já me explicaram o seu funcionamento e dizem que funcionam muito bem tb,mas como já li aqui tb são bem mais caras.Acho que fica mais ao critério de cada um.bons cultivos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com as lampadas fluorescente brancas dá pra se obter bons resultados? no meu grow eu tô usando 3 lampadas sendo 1 de 125w e outras 2 de 40w, meu grow tem 110,00cm de altura, 56 de fundo e 56 de largura tem 3 pezinhos com 1 mês de vida cada. será que dá conta?

      Excluir
    2. com as lampadas fluorescente brancas dá pra se obter bons resultados? no meu grow eu tô usando 3 lampadas sendo 1 de 125w e outras 2 de 40w, meu grow tem 110,00cm de altura, 56 de fundo e 56 de largura tem 3 pezinhos com 1 mês de vida cada. será que dá conta?

      Excluir
  6. Acho que os paineis de LED comecam a valer a pena se forem potentes, tipo, mais de 350w...
    Os paineis de LED que vendem hj por aí, de 90w, 180w, que PROMETEM rendimento luminoso iguais a 250w, 400w de HPS, respectivamente, é furada... gasto de investimento muito alto e as plantas comprovam que essa eficiente luminosa nao é verdadeira.
    Por outro lado, LED nao tem a radiaçao que as lampadas de desgarca (HQI/HPS) emitem, e tendem a ser, necesse sentido, mais "saudaveis"

    ResponderExcluir
  7. LAMPADA NO CU DA XOQUEEEEE

    ResponderExcluir
  8. O que PRODUZ é:

    HPS de 1000W (ou para maior eficiência, 2 x 600W)
    com lampadas específicas para cada ciclo (vegie e flora)

    Isto que o pessoal profissional usa na California.

    para enraizar clones ou germinar sementes: Florecentes T5.

    OBS: Lampâdas HPS, Metal ou T5 precisam ser trocadas a cada ano ou a cada 10 meses de uso! Elas perdem a potência!

    LED tem a vantagem que nao esquenta tanto quanto as HPS.. mas não produzem nem metade de HPS! Mesmo os LEDs de 5W que formam os sistemas que custam acima entre $700 e $3000. A outra vantagem é que em LED voce nao precisa trocar as lampadas todos os anos, entao o investimento se paga. Mas HPS produz mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw gostei da sinceridade,não gosto de quem força a barra com falças inovações aprendi com as hid's e vou cobtinuar com elas, até agora vem dando certo...obg.

      Excluir
    2. Vlw gostei da sinceridade,não gosto de quem força a barra com falças inovações aprendi com as hid's e vou cobtinuar com elas, até agora vem dando certo...obg.

      Excluir
    3. Vlw gostei da sinceridade,não gosto de quem força a barra com falças inovações aprendi com as hid's e vou cobtinuar com elas, até agora vem dando certo...obg.

      Excluir
  9. dai galera hempadão!!
    gostaria de saber se luz de vapor de mercurio
    pode ser usada para o cultivo em armario,no vegetativo?

    ResponderExcluir
  10. no mercadolivre vende essas lampandas de led um pouco mais cara que as HPS e não precisão de refletor e etc para funfar... a conta de luz nem se fala... vi uns videos no youtube com muitas folhas queimadas... mas vamos ver... semana que vem to comprando dois paineis!

    ResponderExcluir
  11. qualquer lampada serve, o que manda é o cuidado, o zelo, a dedicação. É como aprender a tocar um instrumento musical.

    ResponderExcluir
  12. Quando exatamente devo trocar a lampada?

    ResponderExcluir

  13. Hi, probably our entry may be off topic but anyways, I have been surfing around your blog and it looks very professional. It’s obvious you know your topic and you appear fervent about it. I’m developing a fresh blog plus I’m struggling to make it look good, as well as offer the best quality content. I have learned much at your web site and also I anticipate alot more articles and will be coming back soon. Thanks you.


    As lâmpadas LED

    ResponderExcluir
  14. entao lampada incandescente branca 2027lm 34w 6400k nao serve para cultivo de plantas? eu sei q falou q incandescente nao rola , mas essa é tonalidade intensa extrema blanco 6400k , nem assim rola incandescente?

    ResponderExcluir
  15. A grande questão não é o tipo de lâmpada ou a potência, mas tão somente o fluxo luminoso, sendo este que vai determinar a quantidade de luz que chega na planta. Assim, a preocupação além da cor da luz (medida em Kelvin) deve ser fornecer a quantidade adequada de luz (medida em lumens). Supondo uma área de um pé quadrado, essa área precisa receber, em média, uns 5000 lumen. Se a lâmpada que vai fornecer isso é fluorescente, LED ou vapor metálico/sódio, isso é indiferente. O principal é fornecer a quantidade de luz certa. Depois disso você vai ver outras questões, por exemplo, a temperatura e o consumo. Quando alguém diz que a lâmpada consome 600W, está falando de quanto vai pagar de conta de luz e não de quanta luminosidade a lâmpada gera. Uma lâmpada incandescente comum vai gerar poucos lumens com 600W. Já uma lâmpada LED vai gerar absurdamente mais lumens com os mesmos 600W. Por esse motivo, uma lâmpada fluorescente de 90W vai gerar uns 6000 lumens e uma lâmpada LED de 40W vai gerar os mesmos 6000 lumens. Fica claro que é muito melhor a lâmpada LED, pois você vai gastar menos do que a metade da energia (40W x 90W). As lâmpadas LED mais eficientes geram tanta luz (lumens) quanto uma HQI. Se você tiver, por exemplo, uma HQI de 150W, ela vai gerar uns 15.000lm. Uma LED de 150W também vai gerar por volta dos mesmos 15.000lm.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Quantos walts eu uso na floração com luz florecente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria saber estou na 1 semana de floração da minha sativa na vegetação usei 260w de fluorescente 6500k cada nas amarelas uso mais wats ?? Obg aguardo respostas

      Excluir
  18. Olah... queria saber se eu uzar um xenom 8000K daria serto ... por uzar reator ..?!?!
    Alguem pode me ajuda.... tomazine... me ajude..
    Email.. visf2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olah... queria saber se eu uzar um xenom 8000K daria serto ... por uzar reator ..?!?!
    Alguem pode me ajuda.... tomazine... me ajude..
    Email.. visf2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olah... queria saber se eu uzar um xenom 8000K daria serto ... por uzar reator ..?!?!
    Alguem pode me ajuda.... tomazine... me ajude..
    Email.. visf2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Boa noite estou a precisar mesmo de ajuda... Tenho um espaço com 3.50m por 3.50m por 2.50m de alto.. Vou lá por 20 plantas esta semana tenho 20 lâmpadas flurescentas com 58w as lâmpadas têm metro e meio.. Pode ser assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lâmpadas fluorescentes devem ser postas cuidadosamente à um curta distância das folhas (mínimo de 10cm) e com bastante atenção para não encostar nas mesmas, o que danificaria as folhas, ou pior, algum meristema!
      Noix!!!

      Excluir
  22. Tenho uma dúvida, epero que alguém possa esclarecer ela pra mim, o meu amigo comprou a lampada HQI vapor alumínio só que o aspecto da luz veio "VERDE" ao invés de "Branco" tem algum poblema? Interfere em algo esse aspecto verde ? Já cultivamos antes sempre com a branca ai fica essa dúvida.! Abraços

    ResponderExcluir
  23. alguem sabe onde posso encontrar o esquematico do painel, acho que serial mais viavel montar um.

    ResponderExcluir
  24. Sabem me dizer se as lâmpadas leds tubulares servem para a vega, assim como as fluor?

    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que sim viu amigo, pelo o que tenho estudado o grande segredo está na quantidade de Lumens...para isso vc precisa medir seu grow e a partir dai já sabe quanto de lumens vai precisar. Estou estudando a possibilidade de fazer meu grow com lampadas tubulares de led também. Em São josé dos campos tem algumas lojas vendendo por preço de 30 reais cada lampada

      Excluir
  25. Boa noite! Eu desejo fazer uma estufa de 1,40X1,40X2,40, colocando 16 vasos de 0,30X0,30X0,30 cada um. Pretendo utilizar lâmpadas de LED de 50w cada. Utilizo a branca quente ou fria? Existe quantidade mínima de luz. E máxima? A partir de qual momento começo a utilizá-las? Com que frequência eu devo aguar os pés? E desde qual período? Ao plantar as sementes? Desde já agradeço. Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você descobriu qual a melhor lampada a se utilizar, a quente ou a fria?

      Excluir
  26. Para deixar a cor da lâmpada de 6000kv para uns 3000kv,é só colar fita kapton no bulbo da lâmpada ou vidro do refletor. Fita kapton é vendida no Mercado Livre, preço bem acessível. É usada em alta temperatura, sendo assim, aguenta o calor de qq lâmpada.

    ResponderExcluir
  27. Quanto tempo em media de luz a planta precisa por dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o estado Vegetativo de 18-24h de luz, p floração de 10-13hs de luz! ^^
      Noix!!!

      Excluir
  28. Queria saber qual a potência (Watts) mínima/ideal para a vegetação e pra floração... Help?
    Abç

    ResponderExcluir
  29. Tenho um led branco de 1000w super potente e estou usando ele na fase vegetativa e ta otimo, agora entrei na floraçao e coloquei uma gelatina de cor rosa na frente do led branco, será q funciona?

    ResponderExcluir
  30. Porque não usar um Refletor LED RGB onde pode escolher a faixa de cor, entre branco, branco azulado, amarelo, amarelo alaranjado, etc...
    Tem 16 cores num refletor LED RGB e custa 50,00 um de 50W no mercado livre.

    ResponderExcluir