quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ecstasy: uma Droga Saudável? [Portas da Percepção Ed. 174#]

por  Fernando Beserra

 

No dia 15 de Junho de 2012 o jornal francês Le Monde divulgou uma matéria sobre a anfetamina conhecida como Ecstasy. A matéria trás o seguinte título: “O ecstasy: uma droga saudável segundo um oficial canadense”.

O chefe da saúde da província “Colúmbia Britânica” ao oeste do Canadá, Dr. Perry Kendall, declarou que mesmo em longo prazo o ecstasy (ou MDMA) não é perigoso para a saúde e não provoca danos cerebrais.

 

Para o canadense, entretanto, isso não significa que o uso atual seja isento de riscos e danos. Kendall relatou que o existe risco no consumo da droga nas ruas, na medida em que estas são modificadas, isto é, não são puras. Em última análise o usuário não sabe o que realmente está utilizando, fazendo um consumo às cegas. Sobre a ausência de risco, Kendall refere-se ao uso controlado e prescrito por médicos. Nas palavras de Kendall:

 

 

“Ao menos que você o obtenha de um psiquiatra em um contexto de ensaio clínico legítimo, hoje você não pode ter certeza do que há no interior, quando há nele, ou se é tudo simplesmente saudável. Então eu diria, como eu já disse no passado, não fique com ele (com o ecstasy de rua)”.

 

O médico defendeu a regulamentação do ecstasy pelo Estado, evitando maiores danos na ocorrência de seu consumo. Cada vez mais estudos têm demonstrado como o MDMA pode ser importante no tratamento da depressão e no transtorno de estresse pós traumático (cf. MAPS). Por outro lado, novas apresentações de “ecstasys” de rua têm causado mortes pelo mundo, como foi o caso no Canadá do uso do chamado “Pink ecstasy” em um grande festival. Outro exemplo foi a substância MTA, popularizada por um estudo de Nichols, e sintetizada por “químicos amadores”. Isso não muda o fato, além disso, da grande perda líquida, que deve ser reposta, provocada ao longo do efeito da meta-anfetamina, bem como dos riscos provenientes de sobre-dose e interação com outras substâncias.

 

O ecstasy, embora já tenha um século de existência, só foi popularizado após sua “re-descoberta” nas décadas de 60 e 70 do século passado. Os estudos do ecstasy têm ocorrido em universidades e organizações não-governamentais, como o MAPS (Multidisciplinary Association for Psychedelics Studies) ou em pesquisas legalmente aprovadas em alguns países como EUA, Holanda, Suíça e Espanha. Na Universidade Purdue, p.ex, o farmacologista David Nichols estuda o MDMA há mais de 20 anos, tendo inicialmente com companheiro de pesquisa o famoso químico Alexander Shulgin.

 

Segundo o MAPS, as organizações farmacêuticas não têm apoiado os estudos do MDMA porque a patente para o MDMA expirou e nos tratamentos ele é utilizado apenas algumas vezes, o que reduziria o lucro das indústrias. As indústrias nestes transtornos mentais têm lucrado através da venda de medicações paliativas e através da longa duração dos transtornos. É triste, mas quem conhece um pouco da história das indústrias farmacêuticas não duvidará da triste informação.

 

Opinião: É importante notar que, embora estejamos falando de um produto feito em laboratório, de um produto sintético, os efeitos terapêuticos do ecstasy são distintos de uma medicação habitual, na medida em que possuem significativa psicoatividade. É preciso para seu uso adequado cuidado com ambientação e, no caso da depressão, acompanhamento e manejo psicoterapêuticos. O médico, por si só, provavelmente encontrará dificuldades para fazer esse acompanhamento pelas características de seu atendimento e formação profissional.

 

Muitos psicólogos no Brasil, infelizmente, ainda não deram o passo necessário para iniciar esses estudos. O Conselho Federal de Psicologia tem defendido veementemente a perspectiva da Reforma Psiquiátrica e ido contra a internação compulsória de usuários de drogas, o que constitui um grande avanço e uma defesa louvável. Entretanto, ainda não iniciaram no Brasil, de maneira mais vigorosa, as discussões sobre a importância da psicoterapia com enteógenos ou entactógenos.

 

Algumas pesquisas pioneiras no âmbito da psicologia têm sido realizadas, por exemplo, por correspondentes ou membros do Núcleo de Estudos Interdisciplinar sobre Psicoativos (NEIP), como a dissertação de Arturo Escobar sobre a Observação e Exploração da Percepção Visual e do tempo em indivíduos sob o estado ampliado de consciência após o consumo de cogumelos “mágicos”. Gradualmente têm aumentando também o número de escritos sobre a temática.

 

O colunista do Portas da Percepção do Hempadão levou o assunto a debate ao evento promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, mas é necessário que mais esforços sejam levados para que a chegada dessa discussão no Brasil não seja tomada pelo debate simplesmente medicalizante.

 

Sobre os psiquedélicos comercializados como Legal Highs, como o caso do K2 (como suposto substituto lícito da maconha – e na verdade prejudicial a saúde), muitos só existem graças a proibição de produtos como maconha, LSD ou mesmo do MDMA autentico. Se o Estado realmente pensar em saúde, a regulamentação dessas substâncias psicoativas tornadas ilícitas é urgente e pode salvar muitas vidas. Com investimento adequado dos impostos em programas de saúde, toda a sociedade tem muito a ganhar com estas medidas.

Links de notícias sobre o assunto tratado no post:

http://www.slate.fr/lien/57817/ecstasy-saine-sante-canada

http://bigbrowser.blog.lemonde.fr/2012/06/15/sante-lecstasy-une-drogue-saine-selon-un-officiel-canadien/#xtor=RSS-32280322

http://www.npr.org/blogs/health/2011/01/06/132706691/chemist-laments-illicit-drugmakers-use-of-his-discoveries

Estudo do MAPS: http://www.maps.org/research/mdma/

30 comentários:

  1. onlyyyy weeeed. natural que nao faz mal...

    ResponderExcluir
  2. está na hora de levar mais a sério o assunto drogas...
    nao dá pra tratar maconha como crack
    acido como cocaina...

    cada caso é um caso, uma consequencia, é necessario trasparencia e educação

    ResponderExcluir
  3. oq faz mal são essas porcarias que compramos por aí..

    ResponderExcluir
  4. como disse o parcero anônimo ae
    cada caso é um caso
    o meu é com o meu inseparável e insubstituível CHÀZIM,degustô,ficô d boa
    bateu larica rangô
    e apertô aquele da digestão...
    precisa mais nada não.(minha opinião)

    ResponderExcluir
  5. Qualquer coisa vendida na rua não tem a qualidade que sabemos que poderia ter.
    Já ta mais do que na hora de regulamentarem as sintéticas e liberarem completamente as naturais. O primeiro passo pra isso acontece é o povo começa a muda a cabeça né... e o primeiro passo é sempre o mais difícil

    ResponderExcluir
  6. LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkk

    a caretada diz q se "liberar" a maconha vai ter marcha pra liberar o crack, a cocaina, essas drogas pesadas eu nao acredito, mas acredito sim q um dia as pessoas vao a rua marchar pelo lsd e pelo ecstasy

    ResponderExcluir
  8. Já pediram "LSD também" na Marcha da Maconha.

    ResponderExcluir
  9. na boa, quando liberarem a maconha eu vou fundador da "marcha do MD"

    ResponderExcluir
  10. MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O MDMA!!!!!!!!!!LEGALIZE O

    MUITO MENOS PREJUDICIAL DO QUE A MACONHAAA,

    por o mdma estar na ilegalidade estou usando metilona muito mais perigosa, vamos legalizar o MDMA pelo amorrr de Deus porraa.

    ResponderExcluir
  11. MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA

    LEGALIZA O MDMA MAIS SEGURO QUE MACONHAA

    mja

    ResponderExcluir
  12. metilenodioxi(meta)ANFETAMINA = MDMA.

    oh pai!

    ResponderExcluir
  13. ahhh vo toma uma balinha agora =))

    ResponderExcluir
  14. MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA

    LEGALIZA O MDMA MAIS SEGURO QUE MACONHAA
    ____________________________________________
    esse daí além de não saber o que tá tomando,
    ainda fala abobrinha...
    mais seguro o quê maluquim vá se informar véio,
    cuidado pq com esse pensamento ae os caras na
    quebrada vão te vender CHUMBIM dizendo que é MDMA ou EXTERCO dizendo que é maconha.
    fica ligêro amigão

    ResponderExcluir
  15. Daqui a pouco DXM, Benflogin, Ketamina tbm vai estar ilegal no Brasil...

    Outra coisa... O crack só existe pq cocaína é ilegal.

    ResponderExcluir
  16. Ecstasy é caraio, porra! O bagulio é o natural!

    Quem toma ecstasy dá o cú também, kkkkkkkkkkk!

    Crack é coisa de zé bundão com o fiu cagadão!

    Cocaína é outra merda também, que só veio pra matar, roubar e destruir.

    Afinal de contas, pra quê eu quero outra onda, se Deus já criou a melhor pra mim?

    Lógico que como tudo nessa vida, fume com moderação.

    Ah já tava me esquecendo do álcool, droga dos hipócritas. Todo cachaceiro é infeliz e fofoqueiro.

    Vlw, agora eu vou para as núvens. Mas Jah mandou um recado; tire a erva do mercado, porque ela vem da terra, e os homens são dono dela. Nas minhas palavras, deixa os meninos plantarem oh iah iah!

    ResponderExcluir
  17. vão se informar vcs seus imbecis da erva, metaanfetaminha é uma coisa anfetamina é outra, ecstasy é muito menos prejudicial do que maconha. a maconha ta prejudicando os neuronios de vcs, coisa que o MDMA não prejudica hahhhahaha
    MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA

    LEGALIZA O MDMA MAIS SEGURO QUE MACONHAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calate inculto do crl MDMA prujedica neuronios se for consumido regularmente ao contrario da cannabis q n prujedica

      Excluir
  18. ^^O anônimo aí de cima tá loucão de ANFETAMINA MDMA, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    VAI TOMAR NO CÚUUUUUUUUUUUU!

    ResponderExcluir
  19. °-°^ bEm nú éleo do seu cú!

    ResponderExcluir
  20. caralho meo disse tudo esejhw 018 ou k2 ou cronic. na real tem varios nomes. mas esses cannabinoides sinteticos sao mto perigosos e aqui na europa estao tendo um grande problema com isso. aqui em sofia, bulgaria onde eu vivo jovens jah tiveram ataques cardiacos. e por ser legal eles poe esse jhw018 nos buds p fica ainda mais forte ve se pode esses dias fumei um assim e passei 2 dias que nao enchergava direito tipo lsd sem ver os ponteros do relogio. cara isso eh mto mal estou ateh sem fumar esperando minhas plantinhas pq nao da p confiar no bagulho da rua espero que isso seja proibido e essa ideia de misturar nao se espalhe

    ResponderExcluir
  21. caraiooo esses fumadors são burros anfetaminas é uma coisa MDMA é outraaaa, vão se informas seus vermes.

    legalize o MDMA.
    vou mete no minimo 2 hoje, hahhahaha fastasma azul e apple verde,

    ResponderExcluir
  22. Que confusão! rs

    Acho fácil escrever um tanto de ofensas em anonimato. O fato é que não tem o menor sentido trocarmos ofensas. Usuários de cannabis e MDMA não são inimigos ou coisa do tipo. Existem pessoas que usam uma planta, outras que usam produtos sintéticos ou semi-sintéticos e pessoas que usam ambos; existem pessoas que fazem esse uso de forma problemática e existem pessoas que não o fazem.

    Vulgarizar o uso de ecstasy relacionando com "dar.." é tão homofóbico que nem merece comentários, como se um usuário de maconha não pudesse ser gay.

    O barco da proibição é o mesmo pessoal! Todos estão expostos a produtos de segunda linha e que causam danos a saúde, todos estão a merce de uma legislação mal construida e de convenções internacionais que não beneficiam a maioria das pessoas e sim uma minoria que tem muito mais poder e capital que a maioria de nós.

    Então, amigos, vamos com calma!

    Sobre MDMA e Anfetamina, é evidente que são substâncias distintas, o que não tira o fato do MDMA ser um tipo distinto de anfetamina, uma meta-anfetamina. Considerando a polêmica, vou produzir um texto falando um pouco da história do MDMA, sua proibição e alguns estudos. Acho que isso pode aclarar um pouco a discussão.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  23. vou procurar esse tal de mda aí pra vê qual é, kkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  24. como disse o parcero anônimo ae
    cada caso é um caso
    o meu é com o meu inseparável e insubstituível CHÀZIM,degustô,ficô d boa
    bateu larica rangô
    e apertô aquele da digestão...
    precisa mais nada não.(minha opinião)...(2)

    aí na continuação, eu fico jogadão, viajo numa boa curtindo o meu som. Começo a pensar, meu irmão sei porquê? O natural é proibido, mas faz tão bem a você. Enquanto o cigarro, uma merda do caralho. Te fode por completo, mas é legalizado.

    5:04 am - 100% jogadão, vou dormir bem tranquilão. Cannabis me deixou com paz e amor no coração.

    ResponderExcluir
  25. acho q perde um pouco o foco essa parada de ecstasy no hempadao, façam um ecstazão e vão discutir esse assunto.

    ResponderExcluir
  26. Anonimo,

    Isso faz parte de uma coluna semanala, chamada Portas da Percepção, e que discuti enteogenia dentro do Hempadão. :)

    Fernando B.

    ResponderExcluir
  27. MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA MDMA NÃO É ANFETAMINA

    LEGALIZA O MDMA MAIS SEGURO QUE MACONHAA
    ____________________________________________
    esse daí além de não saber o que tá tomando,
    ainda fala abobrinha...
    mais seguro o quê maluquim vá se informar véio,
    cuidado pq com esse pensamento ae os caras na
    quebrada vão te vender CHUMBIM dizendo que é MDMA ou EXTERCO dizendo que é maconha.
    fica ligêro amigão

    falô tudo só faltou:
    fica ligêro panacão.
    é kda 1 esse zé mané,podendo ficar d boa com umcházim,viajar bakana sem sair do lugar,aumentar a percepção com o natural..
    prefere uma porra dessa pra ficar se formigando todo,com visão distorcida incapaz de se garantir em fazer nada que necessite de atenção...e outra correndo o risco de um IAM.
    é um zé mané mesmo..
    vá se informar seu tolo

    ResponderExcluir