quinta-feira, 14 de outubro de 2010

[Ed. #85] Adão e Erva: Maconha no Mundo – Rolé Audiovisual na Marola de 12 Países!

Eu não sei se vocês acreditam que Adão é homem universal presente em cada ser manifestado no salmo de santa maria. Mas de qualquer forma, hoje ele vai brincar de ErvaMundi e percorrer vários países do mundo em busca da marola. Prepare-se para viajar por uma lista longa - tão vasta quanto a força e a evidente raiz cultural dessa erva santa ou louca. Nosso personagem mergulhou de cabeça  na cultura do globo, do povo... e vai mostrar o possível e o impossível só pra matar laricas de informação e sabedoria.

E o primeiro lugar pode ser a Jamaica? De onde vem a marola mais forte de uso recreacional e também religioso da ganja. Bem, Adão vai começar a falar em inglês agora, na voz de um jamaicano gente boa, 'you know'? Dá play... it's organic:

Saindo da terra de Bob Marley, que tal se a viagem for diretamente para o Afeganistão, o primeiro país a ser visitado pelo ErvaMundi. Uma matéria do jornal The New York Times mostra a lucrativa prática do cultivo de maconha. O vídeo é recheado de lindas imagens e ricas informações sociológicas da realidade local.

Para não ficar com cara de história antiga, vamos relembrar esse vídeo de um passado bem recente, e que remete a uma política em vigor num país em que muitos proibicionistas jamais acreditariam ser liberal a respeito da maconha. Vamos numa viagem fantástica para Israel, onde o luxo é tanto que o hospital conta com um fumódromo para pacientes de cannabis medicinal. Dá play:

O que é isso? Ganja! De Israel diretamente para Índia, para falar sobre medicina com o guru que puxa um papo de yoga e meditação, saca? A viagem é louca, a trilha é transcendental e a forma de fumar é bem diferente, mas impera por boa parte do globo. Se liga na Gangika...

Quem tem o bom ouvido percebeu que a maconha sendo comprada na Índia na verdade vem do Nepal. Isso porque por lá dizem que a maconha nasce "debaixo do seu pé", como disse Seu Frazão, sobre a facilidade do cultivo da maconha no Maranhão. Aqui temos uma gravação de uma plantação abençoada e completamente livre. Mais uma vez maconha, crianças, sociedade... tudo bem pacífico, não?

Na China há registro de pelo menos um cultivo selvagem da ganja. Nós já falamos deste país no ErvaMundi, clique aqui para ler. Se alguém souber traduzir o chinês... quem sabe? "Heeey boow jangous" e o cachorro todo feliz, rapaz! Os especialistas tem que dizer: é maconha mesmo?

Bem... Adão sabe que quanto aos EUA e boa parte da Europa a relação da maconha e a cultura de jovens, adultos e idosos está comprovada em nossa redação diária.

Por isso vale ressaltar um programa de Portugal, feito pela SIC, maior emissora do país. Grande quantidade da maconha consumida na Europa é oriunda do Marrocos e essa matéria mostra isso de forma bem interessante.

Até os idosos gostam de fumar haxixe, com consumo altamente tolerado. E é claro que a Espanha gosta muito. Bem, o vídeo é sobre tráfico, por isso trágico, o que nos interessa é mesmo a primeira parte, no entanto deixamos o link da segunda parte. O tráfico é produto da proibição, que pune, constrange e humilha o quanto pode. Mas porque não acaba? Porque há resistência cultura. Olha a tradição da produção, batida de tambor nada estranha ao batuque da nossa diamba saramamba. Dá play no hash:

Foram 12 países: Jamaica, Afeganistão, Israel, Índia, Nepal, Brasil, China, Portugal, Marrocos, Espanha e EUA. Isso porque deixamos muitos de lado, é claro. Mas esse passeio audiovisual dá pistas de um possível novo olhar sobre a planta e sua história, sua concepção orgânica e também a forma de consumo socializado e não violento, em todo canto do planeta. Adão e Erva volta semana que vem. A Hempada agradece.

9 comentários:

  1. Brasil ??? Um de nós viajou muito nos videos rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Muito bons os vídeos... valeu Hempada

    ResponderExcluir
  3. na china é maconha sim, cannabis indica...

    ResponderExcluir
  4. O Brasil tá representado no link do Seu Frazão, o anônimo fumou demais e não viu.

    ResponderExcluir
  5. Valeu galera...show de bola. Esse tipo de matéria enriquece muito o blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Valeu hempadao!!
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  7. AAAAI EU QUERO AQUELE INDIANO PRA MIM!!! QUE HOMEM LINDO

    ResponderExcluir