segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nutrição com Sementes de Cânhamo – Parte 2! [OnJack Ed. #135]

O AL e o ALN estão envolvidos na produção de energia vital a partir dos alimentos e no transporte dessa ener­gia através do corpo.

Os ácidos gordos essenciais governam o crescimento, a vitalidade e o estado de espírito. Nos pulmões, o AL e o ALN es­tão envolvidos na transferência de oxi­gênio do ar até cada célula do corpo, desempenhando um papel na fixação do oxigênio à membrana celular. O oxi­gênio funciona como barreira aos vírus e bactérias invasores, nenhum dos quais se propaga na sua presença.

 

 

A forma torcida dos ácidos gordos essenciais impede-os de se dissolverem uns nos outros. Sendo escorregadios, não bloquearão as artérias como fazem as gorduras saturadas, que são pegajosas e angulosas, e os ácidos transgordos presentes nos óleos culinários e nos molhos, os quais são produzidos sujei­tando-se óleos poli-insaturados como o AL e o ALN a elevadas temperaturas durante o processo de refinação.

 

O AL e o ALN têm uma carga ligeira­mente negativa e tendem a formar camadas superficiais muito finas. Esta pro­priedade, chamada atividade superfi­cial, fornece a energia necessária para o transporte de substâncias como as toxi­nas até a superfície da pele, ao trato in­testinal, aos rins e aos pulmões, onde po­dem ser eliminadas. É a própria sensibi­lidade destes ácidos que causa a sua rápi­da decomposição em compostos tóxicos quando são refinados a elevada temperatura, ou quando uma armazenagem inadequada os expõe à luz ou ao ar.

 

A Natureza produz sementes dotadas de uma casca que protege eficazmente da deterioração os óleos vitais e vitami­nas que se encontram no interior.

A semente de cânhamo é um con­tentor perfeito, bem como perfeita­mente comestível. Pode ser moída nu­ma pasta semelhante à manteiga de amendoim, mas possuindo um sabor mais delicado. Uro Erasmus, médico nutricionista, diz: "Em termos de valor nutritivo, a manteiga de cânhamo en­vergonha a nossa manteiga de amen­doim". As sementes moídas podem ser cozinhadas em pães, bolos e pastéis. A semente de cânhamo constitui uma adição vigorosa às barras de granola.

 

Os pioneiros nos campos da bio­química e da nutrição humana acredi­tam agora que as doenças cardiovascu­lares (DCVs) e a maioria dos cancros são de fato doenças de degeneração das gorduras, doenças essas devidas ao con­sumo exagerado de gorduras saturadas e óleos vegetais refinados que transfor­mam os ácidos gordos essenciais em assassinos carcinogênicos. Um de cada dois americanos morrerá vitimado por efeitos de DCVs. Um de cada quatro americanos morrerá de cancro. Os in­vestigadores acreditam que os cancros surgem quando a reação do sistema imunitário é enfraquecida. E mais americanos do que nunca estão a sucumbir a doenças derivadas de deficiências imu­nitárias. Desenrolam-se agora estudos prometedores que usam os óleos essen­ciais para apoiar os sistemas imunitários de vítimas do vírus HIV.

 

A proteína completa contida na se­mente de cânhamo fornece ao corpo todos os aminoácidos essenciais que são necessários para conservar a saúde, e fornece os tipos e quantidades necessárias de aminoácidos de que o corpo carece para produzir soro huma­no de albumina e soro de globulinas, tais como anticorpos de globulina gama potenciadores da imunidade.

 

A capacidade que tem o corpo de re­sistir a doenças e delas recuperar depende da rapidez com que consegue pro­duzir quantidades maciças de anticorpos para resistir ao ataque inicial. Se for escassa a provisão original de proteínas de globulina, o exército de anticorpos pode ser pequeno demais para impedir os sintomas da doença de se instalarem.

 

A melhor forma de nos assegurarmos de que o corpo possui provisões suficientes de aminoácidos para fabricar globulina é comermos alimentos com elevados teores em proteínas de globuli­na. A proteína da semente de cânhamo é composta por 65% edestina de proteí­na, juntamente com alguma quantidade de albumina (presente em todas as se­mentes), de modo que a sua proteína facilmente digerível se encontra pronta­mente disponível numa forma assaz se­melhante àquela que assume no plasma sanguíneo.

 

A semente de cânhamo foi usada no tratamento de deficiências nutritivas provocadas pela tuberculose, uma se­vera doença bloqueadora da nutrição que causa o definhamento do corpo. (Estudo Nutricional Tubercular da Checoslováquia, 1955-)

 

A energia da vida encontra-se em toda a semente. Os alimentos confeccionados com semente de cânhamo têm um sabor delicioso!

 

Eles assegurarão que consumimos suficientes aminoácidos e ácidos gordos essenciais para constituirmos corpos e sistemas imunitários fortes, e mantermos a saúde e a vitalidade.

 

Por favor copie. Excerto de Hempseed Nutrition, de Lynn Osburn. Produzido por Access Unlimited, P.O. Box 1900, Frazier Park, CA 93225.

3 comentários:

  1. Filme estilo cheech e chong.
    http://www.4shared.com/video/DklVgdnN/vei.html

    ResponderExcluir
  2. santa erva!! temos muito que descobrir ainda.. mas jah estamos dando grandes passos!

    jah bless

    ResponderExcluir