segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Semente de Cânhamo como Alimento – Parte 3! [OnJack Ed. 138#]

À semelhança dos rebentos de soja, as sementes de cânhamo germinadas ser­vem para fazer leite. Alan "Birdseed" Bra­dy, de Santa Cruz, Califórnia, e Abba Das, do Colorado, usam o leite assim obtido para confeccionar os muitos sabores de um sorvete delicioso e nutritivo que reduz efetivamente o colesterol.

 

A semente de cânhamo pode ser moí­da e usada como farinha, ou cozida e en­tão adoçada e combinada com leite para confeccionar um nutritivo cereal de pequeno-almoço semelhante a papas de aveia ou creme de trigo. (Tal como acon­tece com a fibra, o consumo de sementes de cânhamo não te deixa chapado.)

 

 

"O cânhamo é uma das [sementes] preferidas das aves, devido ao seu nutri­tivo conteúdo de óleo". (Margaret Mc-Kenny, Birds in the Garden, Reynal & Hitchcock, NI, 1939.) Incrivelmente, em se cultivando cânhamo-de-cannabis pa­ra produzir semente, metade do peso da planta fêmea madura depois de colhida é composto por semente.

 

Em 1995, pescadores ingleses e europeus informaram-me que a semente de cânhamo sempre foi o isco preferido para uma técnica usada nos lagos e rios da Europa, que consiste em lançar à água mancheias de sementes de cânhamo, o que faz os peixes precipitarem-se sobre elas, tornando fácil fisgá-los. Nem um único dos pescadores europeus com quem conversei sabia que sementes de cânhamo e de marijuana eram a mesma coisa. Donde que a semente de cânhamo é o alimento preferido dos peixes, assim como de muitos pássaros.

 

O produto derivado da prensagem de sementes de cânhamo para obtenção do seu nutritivo óleo vegetal é um bolo de sementes altamente proteico. Até este sé­culo, o bolo de sementes de cânhamo foi uma das principais rações para animais de criação usadas no mundo.* A semente de cânhamo pode proporcionar uma dieta quase completa para todos os animais domésticos (cães, gatos), e muitos animais e aves de criação, o que lhes permite ganhar um peso máximo por custos inferiores aos atuais. E isto sem usar quaisquer esteroides de crescimento arti­ficial ou outras drogas que estão atual­mente a envenenar a raça humana por via da cadeia alimentar.

 

Não acham estranho — e não vos faz ficar doidos de raiva? — que a posse na­tural e saudável do principal alimento de todos os tempos para a maioria dos pás­saros, peixes, cavalos, seres humanos e vida em geral seja ilegal nos Estados Unidos da América, como ordenado, na linha dos Nazi/Gestapo, pela American Drug Enforcement Administration e, através deles, pela USDA?

 

* Índice Agrícola dos E.U.; Frazier, Jack, The Ma­rijuana Farmers, Solar Age Press, Nova Orleães, LA, ,972. Fats That Heal, Fats That Kill; Udo, Erasmus, 1996.

4 comentários:

  1. Será que dá pra extrair óleo das sementes do prensado?

    ResponderExcluir
  2. Estou comendo a semente dos camarões crua mesmo. Mas já tinha pensado em fazer igual semente de gergelim: coloco na frigideira para tostar e depois como com pão e manteiga. Mas vou triturar para ficar mais comestível.

    ResponderExcluir
  3. http://lista.mercadolivre.com.br/delicatessen-em-goias/hemp

    ResponderExcluir