sábado, 5 de setembro de 2009

[Ed. #27] ErvaMundi -------------------------------> Bielo-Rússia!

Viajar pelo mundo na excursão mais louca da internet brasileira tem seus contras, afinal, como os leitores já reconhecem, o nosso trabalho de pesquisa é tão extenso que é como se tivéssemos mesmo que fazer os mais burocráticos check in’s. Com um bocado de atraso o Ervamundi de hoje dá sequência a ordem alfabética de letras para falar de um país localizada na Europa Ocidental, a Bielorrússia. Sim, ela existe! E também é conhecida pelo nome de Belarus, no idioma local.

Logo de cara avisamos que a maconha é ilegal como qualquer outra substância psicodélica. E o pior, o país regrediu em relação à legislação sobre drogas. Já que antes havia em seu código legislativo a diferenciação entre usuário e traficante, cabendo ao usuário pego com pequenas quantidades pagar apenas uma fiança. Mas agora as leis apertaram. Dependendo sempre do bom humor da guarda, agora por lá o hábito de fumar maconha pode custar desde altos subornos ou até mesmo uma grade básica prevista para um período de 8 até 10 anos. Para um turista, sem  Belarus_coadúvida o mais comum é ter que morrer numa grana com o fardado, mas de qualquer forma será uma apurrinhação sem dúvida desaconselhada. Logo, é melhor não arriscar. A Bielorrússia tem uma tradição de polícia mais rígida que seus países vizinhos, a Rússia, Ucrânia e os Estados Bálticos, onde há mais turistas.

Existem rumores de que os policiais em Minsk, capital do país, quebram as janelas dos carros com o cotovelo quando vêem alguém fumando. Dizem também que existem alguns policiais que se disfarçam e oferecem drogas pras pessoas, prendendo-as logo depois, mas isso é raro apesar dos relatos. As autoridades de posto mais baixo não são tão fáceis de serem subornadas, já que as leis anti-corrupção são bastante severas. A lei fica mais flexível pra você somente se tiver contatos entre os oficiais de postos mais altos.

Como você já percebeu, o negócio aqui é complicado, portanto fique longe de traficantes e de áres conhecidas pelo consumo de drogas o máximo que você puder, já que uma incursão policial pode ser feita a qualquer hora e você pode ser preso sem nenhum motivo. O país recebe poucos turistas portanto não há infraestrutura de bares, nem mesmo traficantes vendendo hempa nas ruas. Existe um lugar conhecido como a Rua Zimniaya, localizado no subúrbio, com casas abandonadas e ultra deserto onde os habitantes distribuem heroína, o que não nos interessa nem   um pouquinho. E se você estiver procurando mesmo pela Santa Maria, terá que fazer uma trip que nem os habitantes locais se atrevem a ir. Talvez sejam locais tão obscuros que nossa busca incessante simplesmente não conseguiu rastrear. De qualquer forma, a melhor opção é mesmo cair fora desse inferno repressivo, que apesar de ser eficaz, obviamente não consegue exterminar o problema do tráfico e consumo de drogas na região.

Caso você consiga comprar maconha, ela não será de muito boa qualidade. Ao menos que você consiga alguém que realmente tenha um plantio próprio, mas isso seria uma grande sorte, ainda mais se você não fala bielorusso. De qualquer forma, tome cuidado! Não é aconselhável andar com flagrantes e é bom lembrar que até mesmo um cachimbo lá pode ser contado como evidência contra o usuário. Se for tacar o fogo na palhoça, tente fazer isso em casa ou na companhia de pessoas conhecidas que tenham um carro e possam te levar pra áreas fora de perigo.

Na semana que vem – espero que sem atrasos – vamos descambar para mais um país europeu, um de nome famoso, mas nem tanto, a Bélgica! E aí, será que rola fumaça por lá? Pra quem não sabe, o Ervamundi está viajando nas ondas de cada país do mundo comprovando que a cannabis é uma erva consumida nos quatro cantos, sendo ela proibida ou não. Pra quem não lembra de cada edição, basta clicar na bandeira pra recordar:

Afeganistão!

África do Sul

Albânia!

Alemanha!

 

 

 

Andorra!

Angola!

Antigua e Barbuda!

Arábia Saudita!

 

 

 

Argélia!

Argentina!

Arménia!

Austrália!

 

 

 

Áustria!

Azerbeijão!

Bahamas!

Bahrein!

 

 

 

Bangladesh! Barbados!Benin!

7 comentários:

  1. Carai, penso vc ta fumando um no carro vem um policial e quebra a janela com uma cotovela?!?!?!?
    Bad trip fooorrrttteeee!

    ResponderExcluir
  2. Porra...sem dúvida das piores já reladas! hehehe...

    ResponderExcluir
  3. E nessas e outras que um maluco desse vem pro Brasil e fica louco... Volta pra lá e fica com depressão...

    ResponderExcluir
  4. Belezas são coisas acesas por dentro
    Tristeza são belezas apagadas pelo sofrimento
    (Jorge Mautner)

    Hempadão está aceso por dentro com o Erva Mundi. Informação, humor e cultura pelo mundo.

    ResponderExcluir
  5. Que isso bielo russia é osso heim...rsrsrsrsr
    me parece um lugar muito bonito mas com uma politica muito agressiva com relaçao a mary j..

    È isso hempadao..sempre matando a fome de informaçao..valews

    ResponderExcluir
  6. Kra, aquela foto eh de Pyogyang, capital da coreia do norte.

    ResponderExcluir
  7. Maira, você tem toda razão!
    Por isso mudamos a foto. Foi mal pelo erro, moçada!

    Muito obrigado mesmo, Maira!
    =]

    ResponderExcluir