sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Aspilão: Editoria do Hempadão de Citações Sobre Maconha e Outras Drogas!

01. Fernando Gabeira
 
"Como sugere Jack Herer, no clássico The Emperror Wears No Clothes, essa campanha contra a maconha pode ser vista de outro ângulo: o da guerra da indústria química e petrolífera contra o cânhamo. De fato, essa rede se fortalece com o exemplo de Henry Ford, que construiu um carro de fibra de cânhamo e iria movê-lo com o combustível tirada da semente do próprio cânhamo... [...]
02. Tico Sta Cruz


"Armas e drogas, caros leitores, não vêm andando e entram nas favelas sozinhas. Sem produto, não há o que consumir; logo, sem consumo não há movimento financeiro; sem ele não há como comprar juízes, deputados e policiais do esquema. Onde é que vamos quebrar o elo que junta todos esses personagens?"
03. Charles Baudelaire
 
"Que os aristocratas e os ignorantes, curiosos de conhecer prazeres excepcionais, saibam, portanto, que não encontrarão no haxixe nada de miraculoso, absolutamente nada do natural excessivo. O cérebro e o organismo sobre os quais opera o haxixe oferecerão apenas seus fenômenos comuns, individuais, aumentados, é verdade, quanto ao número e à energia, mas sempre fiéis as suas origens... 
04. Chico Buarque de Holanda


"Não experimentei tudo. Nunca fui à heroína, nunca me piquei. Foi o básico: fumei, cheirei, tomei ácido. E larguei isso tudo. Na verdade, nunca fui um bom maconheiro. Posso eventualmente fumar aqui e ali, não vejo muito mal. Mas não sou adepto."
05. Gilberto Gil
 
 
“De todos os tipos de transformações de estado de consciência que experimentei, a maconha foi o mais interessante. Ela atua de uma forma muito gratificante no sistema auditivo.”


[...]
06. Lenny Bruce




"Um dia a maconha será inevitavelmente legalizada. Todos os estudantes de Direito a fumam."


[...]

07. Théophile Gautier

 "Meu corpo se dissolvia e ficava transparente. Dentro de meu corpo percebia o haxixe como uma esmeralda faiscante com milhares de faíscas de fogo. Meus cílios alongaram-se indefinidamente, afastando-se, como fios de ouro dos fusos de marfim e giravam espontaneamente a toda velocidade."

 
08. Manu Chao

“Com todos os problemas no mundo pode parecer um pouco estranho organizar uma marcha pela legalização da maconha, mas eu acho muito importante, não tanto para fumar, porque fumar, qualquer um fuma. As drogas não estão legalizadas mas encontra-se drogas a cada esquina de cada escola. A droga chega à juventude de qualquer maneira..."

[...]
09. Carlos Minc



“Hoje a guerra às drogas mata trinta vezes mais do que a overdose e só a hipocrisia não vê isso”



[...]
10. Arnold Schwarzenegger



"Devemos estudar muito cuidadosamente o que os outros países estão fazendo para legalizar a maconha e outras drogas."



[...]
11. Dale Denton




“Se a maconha não for legalizada em cinco anos, eu perco a fé na humanidade”

12. Megan Fox


"As pessoas olham para mim como se eu fosse louca, hippie, descontrolada. Mas não é nada disso. Quando a maconha for legalizada, serei a primeira pessoa a comprar um maço.”


[...]
13. William Burroughs
 
 
"O fato de que podemos nos opor ao consumo do cânhamo sem ao mesmo tempo nos opor ao consumo do álcool foge a minha capacidade de compreensão."
 
 
 
14. Terence Mckenna


"A Cannabis permite a mente percorrer e examinar um domínio de informação muito mais expansivo do que normalmente. Quero dizer: se você não fuma Cannabis, você pode passar sua tarde equilibrando sua conta corrente. Se você fuma Cannabis, você pode passar a sua tarde contemplando as causas da renascença grega."

[...]
15. Peter Tosh

"Uma vez, quando cheguei ao planeta Terra, ensinaram-me e lavaram meu cérebro para que eu acreditasse que a erva, também conhecida como ganja, é droga, um veneno perigoso. Também me ensinaram a lhe ter medo. É bom estar em permanente contato com Jah, não se deixar influenciar pelos homens porque só Ele ensina o que é bom e o que é ruim."
milton-friedman[5] 16. Milton Friedman

"Resulta inaceitável a guerra contra a maconha porque destrói os fundamentos básicos legais da democracia: porque o Estado deve saber o que é bom ou ruim para o indivíduo? Como qualificar "crime" um fato onde não há vítimas? Se um viciado em drogas era criminoso antes da maconha, seguirá sendo um delinquente ainda quando não mais a consuma...

[...]
17. Fernando Gabeira

"A maconha tem mil e uma utilidades. A milésima primeira é, precisamente, servir de bode expiatório pra nossas dificuldades de encarar o real."

[...]

18. Tim Maia


“E o que eu quero? Sossego e um quilo do bom!”


[...]

19. Charles Bukowski

“e, de modo geral, é isso aí. o pessoal da maconha faz um bicho de sete cabeças com essa porra de erva e o público não fica atrás. e a polícia não tem mãos a medir, levando em cana e crucificando tudo quanto é maconheiro que lhes cai nas garras, e a bebida é permitida por lei até que a gente bebe demais, é preso na rua e aí então vai pra cadeia. pode se dar o que se quiser pra raça humana que ela acaba esgravatando, arranhando, vomitando e mijando em cima... [...]

20. Albert Einstein

"O prestígio do governo foi sem dúvida rebaixado consideravelmente pela lei proibicionista. Nada é mais destrutivo ao respeito de um governo e à lei da nação do que aprovar leis que não podem ser cumpridas. É um segredo escancarado que o danoso aumento na criminalidade deste país está intimamente relacionado a isso."

[...]

21. Ethan Nadelmann

"O que ‘mata’ o destino das pessoas é a prisão por porte de maconha. Carimba o indivíduo com uma ficha criminal que certamente o estigmatizará e o desestimulará a ousar na vida. Barack Obama já admitiu que fumou maconha e usou cocaína na juventude. Imagine se ele, um negro, tivesse sido preso por isso? ...

[...]

22. Selton Mello

"Já usei todos os tipos de drogas, mas preferi parar. Quando se trabalha muito, não tem como entrar nessa onda. Quem se droga acaba não rendendo profissionalmente"



[...]

23. Jorge Bruto

“Sou consumidor habitual de haxixe, faço-o há mais de 20 anos. Não considero que este tenha um grau de habituação maior do que o tabaco. Pelo contrário, qualquer consumidor habitual consegue passar sem fumar [canábis], se necessário. A isso acrescento que o haxixe, entre outros canabinóides, são potenciadores de períodos de calma. Ao contrário do permitido e legalizado consumo de álcool, nunca se ouviu dizer: “fumou um charro, bateu na mulher” [...]

fernando-savater[9]

24. Fernando Savater

"Eu não consigo entender o que tem de diferente a maconha de qualquer outra coisa. Pergunto a mim mesmo por que algo tão irrelevante tem se convertido em um tema tão grave; uma coisa que em si mesma não é um verdadeiro problema, tornou-se um assunto em torno do qual giram nações. O que na droga é fonte de delito não são seus efeitos e sim seu preço. Muitos países desejam sua descriminalização, mas não o fazem por temor de represálias dos Estados Unidos." [...]

25. Batty Faria

“Vendo nos jornais hoje a foto do policial com um vaso de plantinha de maconha, verdinha, linda, e a Polícia armada até os dentes. Operação policial com helicópteros, apreendendo armas. Mas vem cá: se legalizassem essa plantinha e eles tivessem seu ponto de venda como existe o de cerveja e cachaça, não seria preciso armas, não é?

 [...]

26. Noam Chomsky

“Atualmente, quando algum país aliado reclama que os EUA não estão enviando suficiente ajuda financeira, não diz mais ‘necessitamos dela para conter os russos’, e sim, ‘necessitamos dela para reprimir o tráfico de drogas’ […] Internacionalmente, a ‘guerra às drogas’ fornece um pretexto para intervenções. Internamente, tem pouco a ver com as drogas, mas muito a ver com a distração da população, aumentando a repressão nos centros urbanos e apoiando o ataque às liberdades civis... [...]

27. Ney Matogrosso


“Na aeronáutica usei uma vez, mas era pra dar larica, todo mundo fumava pra conseguir comer, porque a comida era horrível. Sempre usei droga para abrir minha percepção. Quando tenho uma dúvida, uso maconha como terapia. E aí aflora, porque a resposta está dentro de mim.”

[...]

28. José Padilha

“Já fumei maconha várias vezes. Não tenho problema com isso. Se você plantar em casa e fumar, qual é o problema? É diferente de comprar de um traficante.”

 

[...]

29. Carlos Santana

“A maconha é para abrir a você outra consciência, outra janela, não estou promovendo a maconha, mas eu sei que para muita gente não é bom que as pessoas fumem, porque pensam diferente e a maioria no Governo gosta que as pessoas sejam como ovelhas e pensem como elas. Ao contrário das drogas pesadas que são fabricadas pelo homem, a maconha vem da natureza e ajuda na abertura da mente. A maconha traz menos perigo do que as bebidas alcóolicas vendidas às pessoas [...]

30. Dado Dolabella

"A maconha é uma planta que não é apenas para fumar e usar como droga. Também serve para fazer roupas muito boas, que esquentam pra caramba. A planta pode ter um bom ou mal uso dependendo do que você quer. Eu usei para esquecer os problemas. Hoje não recomendo. Quem tiver que usar, vai usar. Se for como receita médica, para ser usada como remédio, não vejo problema. No começo é bom, mas depois você vê que não faz sentido. Se meu filho usar a droga, eu vou ser contra" [...]

31. Gilberto Freyre

“Já fumamos a macumba ou diamba. Produz realmente visões e como um cansaço suave; a impressão de quem volta cansado dum baile, mas com a música ainda nos ouvidos”

 

[...]

20091029_deputado_paulo_teixeira_pt_sp 32. Paulo Teixeira

“É possível legalizar sim, desde que tenhamos uma regulamentação mais severa do que a que existe hoje para o álcool e o tabaco. É possível e necessário fazer uma política de transição entre o estágio atual e a legalização, com a descriminalização do uso e da posse de pequenas quantidades para o uso pessoal. O nosso país também precisa regular o autoplantio, com licenças concedidas pelo Ministério da Saúde...

[...]
33. Tommy Chong

“Com aquele pulmão imagina o que ele não faz. O Phelps vai perder bons contratos. Agora vai passar a ser patrocinado por fábricas de seda!"

[...]

34. Daniele Piomelli

“Uma vez eu disse a um jornal norte-americano que a maconha era uma das substâncias mais seguras que existem. Essa frase gerou o maior barulho e eu perdi minha paz por algum tempo. Mas, mantenho a afirmação: a maconha é uma das substâncias mais seguras que existem. É impossível você matar alguém com maconha. O máximo que você vai fazer é botar a pessoa para dormir. Nós temos uma gigantesca lista de remédios usados normalmente muito mais perigosos que isso... [...]
35. Elvis Balbuena

"É sabido que os grandes pensadores da Grécia fumavam maconha e se inspiravam; Pitágoras resolveu o problema do triângulo retângulo fumando o que nós chamamos de cannabis. Segundo contam, a maconha te tranqüiliza, é um estimulante, um anti-depressivo, facilita o pensamento e a concentração das pessoas.”

[...]

36. Alanis Morissette

"Tenho um monte de amigos que abandonaram o fumo da maconha por achar que estava tendo efeito negativo em suas vidas, e eu apoiei a todos por fazerem isso. Mas também tenho outros amigos que incentivei que fumassem, por pensar que poderia ser bom para eles. Os medos que eu tinha da cannabis foram rapidamente diminuindo. Agora eu me sinto uma profissional...

[...]

37. Claudia Raia

"Estava na antiga boate Hippopotamus, no rio, com o Jô Soares, meu namorado na época. Havia um monte de socialites fumando maconha, e tanto insistiram para eu experimentar que acabei pegando. Dei três tragos, cheia de pose. Daí que eu não sabia mais meu nome, me enrosquei em mim mesma no chão, saí rolando e gritando para as pessoas me comerem porque eu era uma maçã."

[...]

134[7] 38. Stanley Krippner

"Experimentei todos [respondeu sobre alucinógenos]! Nas poucas vezes que tomei tais substâncias felizmente me saí muito bem, com uma ampliada apreciação da natureza. Devo dizer que sempre fiz as experiências ao ar livre, após uma preparação e sob supervisão de pessoas experientes, capazes de nos guiar no caso de qualquer emergência. Certamente, as experiências aumentaram a minha consciência social, tornando-me mais ativo na defesa do meio ambiente, das florestas tropicais e dos povos indígenas... [...]

39. Steven Tyler

"Não há absolutamente nenhum segredo para trazer às crianças. Você simplesmente fala com elas. Você conta tudo à elas. Você fala sobre fumar maconha, sobre como era quando eu caçava cocaína. Você abre todas as freqüências geladas de horror."


[...]


40. Joss Stone


“Eu diria para tomarem um banho, fumar maconha e ouvirem relaxados. É assim que faço com meus álbuns favoritos”

 

[...]

41. Olavo Bilac


"E, mesmo, está hoje provado que o haxixe nada mais faz do que exacerbar o estado normal do indivíduo: dá mais alegria a quem é naturalmente alegre, e mais tristeza a quem é naturalmente triste…"

 

[...]

42. Woody Harrelson


“Algumas pessoas tomam drinks. Pessoas gostam de tomar uma pílula antes de ir para festa, mas isso não é pra mim. Cocaína me assusta. Mas eu gosto da vibração melosa da erva. Já que somos todos viciados em drogas, eu não acho que é uma escolha ruim”


[...]
43. Dr. William O'shaughnessy

"o Majoon, ou electruário de cânhamo, é um composto de açúcar, manteiga, farinha, leite e siddhi, ou bangue ... quase invariavelmente a embriaguez é do tipo mais alegre, levando a pessoa a cantar e dançar, comer com grande apetite e buscar folguedos afrodisíacos. Em pessoas de natureza rixenta ela ocasiona, como seria de se esperar, a exasperação dessa tendência natural. A embriaguez dura cerca de três horas, quando sobrevém o sono... [...] 
44. Lobão

"Se [as drogas] fossem liberadas, seriam menos perigosas. Você poderia comprar cocaína de qualidade, e as pessoas não cheirariam maisena, vidro moído, mármore. Maconha, para mim, é como se fosse cigarro. Acabo de comer e acendo um. Gosto de fumar."


[...]
45. Jacques-Joseph Moreau de Tours


"Um dos efeitos do haxixe que mais intensamente me impressionou e que em geral mais atenção desperta é aquela excitação maníaca sempre acompanhada por um sentimento de alegria e prazer inconcebíveis para os que não o experimentaram... O que se produz é realmente felicidade."

[...]

46. Wanessa Camargo

"Penso sobre a liberação controlada e a descriminalização da maconha. Acho que o governo deveria investir mais em informação, educação e tratamento dos dependentes. Além disso, há outras drogas lícitas tão perigosas quanto, como cigarro e bebida. Porque não adianta: em algum momento da vida você vai ter acesso à droga, a qualquer uma...

[...]
47. Nana Caymmi

“Minha única experiência com maconha foi com o Gil, e foi dramática. Saí com uma fome absurda. Tenho pânico dessas coisas que passam de boca em boca. Essa babação é um nojo. Sou o retrato da mulher brasileira. João [filho dela] dá bobeira, compra maconha e fuma na rua. Não sei se seria uma boa atitude eu ir lá comprar e mandá-lo fumar em casa. Isso me desgasta, me cansa profundamente. Sou a favor da liberação da maconha... [...]
night_vision_htmgen2tree (1)[4] 48. M.E. West, do Departamento de Farmacologia da Universidade das Índias Ocidentais, no livro Nature, de 1991

"Ao romper do dia, era impossível acreditar que alguém fosse capaz de conduzir um barco sem bússola e sem luz em condições tão traiçoeiras. Convenci-me então de que o homem que tomara o extrato de cannabis com rum tinha uma visão noturna muito melhor que a minha e que isso não podia ser atribuído a um efeito subjetivo. [...]
49. Serginho Groisman

"Não usei, mas sou a favor de uma campanha de conscientização para o usuário. Tenho pontos a favor e contra a legalização. Legalizando, pode terminar com o tráfico, mas não vai acabar com a desigualdade do traficante. Ele vai buscar uma outra alternativa para se manifestar com a violência. Tem-se um pouco de exagero em acusar o cara que fuma maconha de responsável pelas matanças no morro no Rio de Janeiro." [...]
50. Dr. William Osler

"A cannabis é provavelmente o mais satisfatório remédio para as enxaquecas"


[...]